A França, o chamado hexágono europeu, pela sua forma, é uma das maiores potências económicas do mundo e o terceiro maior país da Europa em área. Um território muito vasto que alberga, desde montanhas a praias, zonas rurais a cidades vibrantes e históricas. Além do território continental, a França integra ainda a Córsega, ao largo do Mediterrâneo, e uma série de territórios ultramarinos, quase todos integrados em dois distintos grupos, as coletividades ultramarinas - COM, e os departamentos ultramarinos - DOM, restos de um império construído ao longo de séculos.
Maior destino turístico do mundo, a França encontra-se situada entre duas cordilheiras montanhosas, os Pirenéus, a Ocidente, e os Alpes, já na fronteira com os países da Europa Central. Várias estâncias de ski e fontes termais marcam as duas cordilheiras, que acolhem milhares de visitantes. As fantásticas formações rochosas do Monte Perdido, nos Pirenéus, bem como as casas palafitas do sopé dos Alpes, são Património da UNESCO. Outro local imperdível, o Monte Branco, ponto mais alto dos Alpes, com 4808 m de altitude. Dos picos nevados para as praias cheias de sol. O Sul de França é também atrativo para os turistas ao apresentar belas estâncias balneares banhadas pelo Mediterrâneo. As praias de Nice, a zona de Carcassone (cidade Património da UNESCO), a região da Riviera Francesa, conhecida por ser frequentada por personalidades famosas, ou a Córsega (e o encantador Golfo do Porto, classificado pela UNESCO) são os locais de eleição para os admiradores da praia e dos desportos náuticos. Cidade mais visitada do país, Paris é também a capital. A Cidade Luz tem centenas de locais que merecem uma visita. A Torre Eiffel, a Avenida dos Campos Elísios, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Damme de Paris, a Igreja da Madalena, Montmartre, a Ponte de Artes e a Ponte Nova, salas de Ópera e de outros espetáculos, bem como o Panteão e os famosos museus do Louvre, D’Orsay, Beaubourg ou o Centro Pompideu são apenas exemplos do que esta metrópole europeia tem para oferecer. A beleza da mais romântica das cidades pode ser admirada a bordo de um barco no Rio Sena, cujas margens a UNESCO classificou como Património Mundial. Os parques temáticos da Disneyland ou do Astérix são outros pontos turísticos por excelência em Paris. Mas a capital é apenas uma amostra do que se pode encontrar neste vasto país, recheado de palácios, castelos e catedrais que constam da lista da UNESCO e são testemunhos únicos da História do país, da arquitetura europeia e do evoluir dos tempos. A Abadia de Saint-Savin-Sur-Gartempe, a Catedral de Amiens, os Monumentos de Arles, os Campanários Franceses, a Catedral de Bruges, a Catedral de Notre-Damme e Abadia de Saint Rémi e o Palácio de Tau, a Catedral de Chartres, a Abadia de Fontenay, o belíssimo Mont-Saint-Michel (onde existe uma abadia beneditina em homenagem ao Arcanjo S. Miguel), o Palácio de Fontainebebleau (que introduziu o Modernismo na Europa), o Palácio de Versalhes (o mais famoso de França) e a Igreja de Vézelay são apenas exemplos de edifícios inesquecíveis para quem os visite. Ainda a destacar, a Capela de Norte du Haut, um marco em território francês do movimento moderno desenvolvido pelo Arquiteto Le Corbusier em vários países.
O país está ainda recheado de várias rotas, que permitem conhecer as caraterísticas de cada região. Há rotas para conhecer os castelos, para ver os palácios, para apreciar a arte dos cemitérios, ou conhecer os parques e reservas naturais franceses. Outras rotas, que também são Património da UNESCO, são as que que conduzem a Santiago de Compostela, no Noroeste de Espanha. No Norte de França, destaque para um percurso classificado e um dos mais apreciados pelos turistas, o dos castelos do Vale do Loire, chamado de jardim de França e berço da língua Francesa. Marcas do Renascimento e do Iluminismo podem ser apreciadas nesta região, uma das mais férteis regiões do país. Mais a Sul, mais uma região fértil é classificada pela UNESCO: é a que encontramos em Cévennes. No Nordeste do país, mais um local Património da UNESCO, as Encostas, Casas e Adegas de Champagne, a região agroindustrial ligada aos famosos vinhos espumantes franceses. Andando para trás no tempo, encontramos ainda marcas de outros tempos, também dignos de uma visita cuidada, nomeadamente a cidade episcopal de Albi, perto de Toulouse, as Fortificações de Vauban, as Salinas da Idade Média, em Jupa, a Ponte do Gard, no Sul de França, o Teatro Romano e o Arco do Trinfo de Orange ou ainda os 147 sítios pré-históricos e 25 grutas do Vale do Vézère. O Canal do Midi (em Toulouse), o mais antigo da Europa, o centro Histórico de Avignon (onde residiram vários Papas), a cidade histórica de Lyon, a cidade de Le Havre (reconstruída por Perret depois da II Grande Guerra), as vilas pitorescas de Saint-Emilion, a cidade medieval de Provins são mais alguns locais que anualmente cativam as visitas de turistas de todo o mundo, que percorrem a França de fio a pavio. Quem optar por um percurso pelas cidades principais, além de Paris, há que conhecer Marselha, na Provença, com o maior porto do país. Lyon, com as suas colinas, a Torre Rosa ou o Templo de Cibele, também é imperdível, assim como Toulouse, a cidade rosa, onde se destaca a catedral e as pontes sobre o Rio Garona. O Passeios dos Ingleses, o castelo, os museus e as praias são os maiores tesouros de Nice. Considerada uma das mais criativas da Europa, também Nantes vale uma visita. Montpellier, uma cidade que mistura o antigo e o moderno de forma soberba, é também uma cidade a conhecer, tal como Bordéus, com o seu fascinante Porto da Lua, Património da UNESCO. Os monumentos aos combatentes das Guerras Mundiais valem uma visita a Lille, já perto da fronteira com a Bélgica. Limoges, famosa pelas porcelanas, Nancy, conhecida pelo conjunto arquitetónico formado pelas praças Stanislas, de la Carriere e d’Alliance, ladeadas por sumptuosos edifícios (UNESCO), Grenoble (no sopé dos Alpes) são mais três locais a não perder. Sede do Parlamento Europeu, Estrasburgo é mais uma joia francesa. Além da importância comunitária, a cidade, nas margens do Ródano, cativa pelas pontes, palácios e castelos.
A concentração de monumentos em França é impressionante. Se a ela aliarmos o romantismo de Paris, as paisagens vinícolas, os famosos picos montanhosos, as praias quentes do Mediterrâneo e da Córsega e a imponência dos palácios, castelos e jardins, as casas de alta-costura, facilmente percebemos por que é este país o mais visitado do mundo.
Ver fotos - Europa