Suíça

Bern

País do Centro da Europa, a Suíça é um dos países mais ricos do mundo e um dos que tem mantido, ao longo da sua História, uma posição de neutralidade. Composta por 26 cantões, o país tem três zonas geográficas: o Cordilheira do Jura (a Noroeste), o Planalto Suíço (onde se concentra a maior parte da população) e os Alpes Suíços (a zona turística de maior destaque). Dois terços do território do país estão cobertos por florestas, montanhas e lagos, o que torna o país um destino de eleição para os apreciadores das maravilhas da Natureza. 

Rodeado pela Alemanha, Itália, Áustria, França e Liechtenstein, a Suíça (onde se falam quatro línguas francês, italiano, alemão e romanche) tem em Berna a capital. Localizada no Oeste do país, a cidade tem como atrações as pitorescas ruas, as várias fontes, os belos museus, as famosas torres, a catedral, o parlamento ou a casa onde viveu Albert Einstein. O centro histórico da cidade é Património da UNESCO. Ainda a Oeste, destaca-se a cidade de Neuchâtel, uma zona de fácil acesso às montanhas calcárias do Jura, e que tem no castelo, na igreja, na Torre Prisão e no Museu de Arte as principais atrações. Desta zona pode ainda chegar-se facilmente ao conjunto urbano conhecido como La Chaux-de-Fonds/Le Locle, um polo de mono atividade de joalharia e relojoaria, considerado Património da UNESCO, pelo desenho urbanístico e pela estrutura criada para favorecer esta indústria, famosa na Suíça. Genebra é outra grande cidade, mesmo na fronteira com a França. Sede de vários organismos mundiais e europeus, como a ONU ou a OMS, a cidade é cortada pelo Ródano e tem muitos lugares para conhecer. O Relógio das Flores, o Monumento Nacional, a Ponte de Mont Blanc, a Praça das Nações, a Casa de Rousseau, o Palácio da Câmara, os parques, os vários museus, com destaque para o Museu Patek Philippe, a Igreja Russa Ortodoxa, a Praça Nova, o Grande Teatro, a Ópera ou a animada Praça Moard são locais a visitar. É ainda nas proximidades que se encontra o primeiro maior lago da Europa Ocidental, o Léman, em cujas margens se encontram vinhas de grande fama. As de Lavaux são um exemplo, e classificadas pela UNESCO. Podem ser conhecidas a bordo de um pitoresco comboio, o Train des Vignes. Próximo do lago encontram-se ainda as cidades de Lausanne, com uma bela catedral, o Palácio Rumine e o Museu de L’Art Brut, Montreux, uma cidade com vistas deslumbrantes sobre o Lago, Nyon, onde se encontra o Museu do Lago, ou o Castelo de Chillon, conhecido mesmo como o Castelo do Léman. Descendo até ao Sul do país, as montanhas dominam a paisagem. Sion, com a bela Basílica de la Valère, Zermatt ou Saas-Fee são cidades conhecidas na zona. Locarno, com o Santuário de Madonna del Sasso e o Parque Jean Arp, Lugano, com um rico ambiente cultural, Bellinzona, a cidade dos três castelos, eleita como Património da UNESCO, Grisons, um dos mais importantes centros de desportos de Inverno do mundo, Chur, uma velha cidade do século XVI, e St. Moritz, um local famoso pelas suas águas curativas, são outras cidades de grande relevo no Sul da Suíça. 

Na região dos Alpes, na fronteira com a Itália, mais um rol de locais a visitar, todos eles classificados pela UNESCO: o Convento Beneditino de São João, em Müstair, o caminho-de-ferro de Bernina, os Sítios Palafitas pré-históricos em redor dos Alpes, o Monte San Giorgio, o mais famoso testemunho de vida marinha do Triássico, e ainda o sítio natural Jungfrau-Aletsch, onde se encontram dos mais famosos glaciares dos Alpes Suíços. Aletsch é o maior de todos. Também no Centro da Suíça se encontram montanhas, lagos e belas estâncias de esqui, visitadas anualmente por milhares de turistas. Lucerna, no coração do país, é uma cidade importante, onde se podem visitar as muralhas medievais, as pontes de madeira, as torres e o famoso leão, símbolo da cidade. Entre dois lagos, como o nome indica, Interlaken, é também um destino apetecível, com cumes montanhosos, monumentos históricos e vários locais de entretenimento. Também no centro, mais um lago de rara beleza, o dos Quatro Cantões, com belas paisagens, rodeado pelos montes Rigi e Pilatus. Caminhando até ao Norte, Zurique é a mais importante das cidades e também a mais populosa do país. Com um ambiente cultural rico, a cidade é conhecida pelas ruas pitorescas, igrejas, museus, como o Museu do Chocolate Lindt, mais um produto típico do país, a par do queijo e do vinho. Basileia, uma cidade industrial, e onde se encontra o túmulo de Erasmo de Roterdão, é mais um local a conhecer. Já no extremo Norte, Schaffhausen e Appenzell também valem uma visita. Mais a Leste, Davos merece destaque, assim como Sardona, um local com importância geológica única, que lhe valeu o título da UNESCO, e St. Gallen, um centro cultural, onde encontramos um famoso mosteiro do século VIII, que serviu ao longo dos anos, de escola de Artes, História e Ciência. O monumento é Património da UNESCO. 

Cumes montanhosos cobertos de neve, belos lagos rodeados de vinhedos e cidades cheias de História recheiam a Suíça, um país diferente, que se tem mantido diferente, em múltiplos aspetos, dos vizinhos. A prosperidade abunda em terras suíças e a beleza faz do país um destino de eleição.

Ver fotos - Europa

Bandeira Suíça
  • Suíça (CHE)
  • Capital: Berna
  • Região: Europe (Western Europe)
  • Fuso Horário: +01:00
  • Denominação: Swiss
  • Area: 41 284 km2
  • Fronteira com:
    AUT, FRA, ITA, LIE, DEU
  • População: 8 341 600
  • Lingua: German, French, Italian, Romansh
  • Moeda: Swiss franc
  • Internet: .ch
  • Telefone: +41

Galerias