O único Grão-ducado ainda existente é um pequeno país, delimitado pela França, Alemanha e Bélgica. O Luxemburgo (1815), sede de alguns edifícios comunitários, apesar da sua pequena dimensão, tem motivos de sobra que valem uma visita. Com menos de meio milhão de habitantes, o país possui um valioso passado histórico e uma vida cultural bem dinâmica. O facto de ter sido a primeira a ser Capital Europeia da Cultura duas vezes é disso prova.
O país está dividido em duas partes: Oesling (a Norte), localizada nas Ardenas, e a Gutland, que ocupa dois terços do território. A Cidade do Luxemburgo é a capital e onde se centra a maior parte da população. O seu centro histórico está classificado como Património da UNESCO, sobretudo pela importância das suas fortificações. Cidade europeia de relevo durante vários séculos, o Luxemburgo estava protegido por três muralhas e nove fortes cavados na rocha. Hoje restam apenas 10% dessas fortificações, mas continuam a lembrar o rico passado histórico da cidade e do país. A cidade oferece também inúmeros espaços verdes, monumentos e praças importantes, dos quais se destacam a Praça d’Armas, a da Constituição, a Cidadela do Santo Espírito, a Igreja de São Miguel, a Catedral de Notre Dame, o Palácio Ducal, o Bairro Grund ou as famosas casemates, túneis e corredores subterrâneos onde a população se protegeu durante a II Grande Guerra. Ainda nas proximidades da capital, é imperdível o Vale do Rio Musel, onde se pode fazer a rota dos vinhos e degustar os melhores que se produzem em território luxemburguês. Também neste vale se situa a pequena localidade de Schengen que se tornou famosa no ano de 1985, quando foi assinado o Acordo de Schengen. No Centro do país, destacam-se as belas paisagens. Echternach, palco de vários eventos culturais, tem ainda para oferecer a bonita Abadia de Benedictintemn. Já no lugar chamado de Pequena Suíça, destaca-se o famoso povoado de Vianden, onde se refugiou Victor Hugo. Pitoresco, este local é ainda casa de uma central elétrica, a Barrage de l'Our. O Castelo Boursheid e o Museu Militar são os atrativos principais de Diekirch. Já Ettelbruk distingue-se essencialmente pelas montanhas, bosques e ótimos locais para pescar. A Norte, a região menos povoada, varios castelos abrilhantam a paisagem verde. Each-Sur-Sure e Wiltz são dois povoados a destacar. Por fim, em Clervaux, numa ladeira das Ardenas, existe mais um castelo, este com duas particularidades: o facto de ser da época das Cruzadas e ainda por guardar uma coleção de pequenos castelos famosos em argila.
Museus sobre a História do país, elegantes praças e imensos locais verdes fazem deste pequeno território um belo ponto de paragem no coração do continente europeu. Rico e em desenvolvimento, o Luxemburgo é ainda um país com uma mistura cultural importante, fruto da emigração. Realce-se que 16% da população é portuguesa ou de descendência lusa.
Ver fotos - Europa