O luxo é a imagem de marca do segundo menor estado do mundo, o Mónaco, localizado no Sul de França. Com apenas 2 km2 de area, o também denominado Principado do Mónaco, atrai anualmente milhares de visitantes, pela imponência dos seus edifícios, pela elegância do seu quotidiano ou por um dos eventos mais importantes que acontecem no Mónaco, o Grande Prémio de Fórmula 1.
Possessão da Casa Grimaldi, desde a sua fundação, o estado do Mónaco está dividido em 11 bairros, dos quais se destacam: Monaco-Ville, Monte Carlo e Fontvieille, localizado num penhasco montanhoso sobre o mar. Banhado pelo Mediterrâneo, o país tem praias deslumbrantes, visitadas por personalidades ilustres e milionários de todo o mundo. O dinheiro resultante do turismo é a alavanca da economia do país, com um dos custos de vida mais elevados do mundo. A vida no Mónaco é agitada 24 horas por dia. À noite não faltam locais para os turistas se distraírem e, durante o dia, os passeios pelos jardins ou regatas no mar são opções que o país oferece, assim como alguns edifícios cuja arquitetura combina com o luxo do país. O Casino de Monte Carlo e os seus jardins é um excelente exemplo, assim como o Palácio do Príncipe, a Catedral (onde está sepultada Grace Kelly, um dos rostos mais famosos e identitários do país), o Forte Antoine ou as igrejas de Sainte- Dévote e Saint-Charles. A concorrida Marina é também uma atração que merece uma visita, bem como os muitos museus que o exíguo espaço do Estado conserva, nomeadamente o Museu de Selos e Moedas, o Caminho das Esculturas, o Museu Oceanográfico ou o dos Souvenirs Napoléoniens, onde se podem apreciar inúmeros objetos pertencentes a Napoleão Bonaparte. Com uma fauna e flora reduzidas, apenas vincada do ponto de vista marinho, o Mónaco reveste-se de inúmeros locais verdes e espaços para desfrutar do ar livre, como o Museu Exótico, com plantas do mundo inteiro, o Parque Princesse Antoinette, o Jardim Japonês, os Jardins St Martin ou o Jardim dos Animais. As grutas do Observatório são mais um motivo de grande interesse para quem passa por este microestado europeu. O Porto de Fontvieille, que pode ser apreciado do alto da montanha, é mais uma riqueza do país, cuja família real é uma das mais conhecidas, seguidas e fotografadas do mundo. Caras conhecidas podem ser vistas a passear pelas luxuosas ruas. Além dos passeios a pé, os barcos são uma ótima opção para ver a riqueza do país a partir do mar.
Quem preferir outros voos, também são várias as empresas que disponibilizam passeios de helicóptero sobre o território monegasco, conhecido por ser um paraíso fiscal e caraterizado ainda por ser o país com a maior densidade populacional do planeta. É também famoso pelo acolhimento de inúmeras festas e eventos internacionais, como festivais de música e cinema. Um pequeno recanto, mas um autêntico paraíso para os amantes do luxo e da fama.
Ver fotos - Europa