Na Tanzânia, um país da África Oriental que integra 26 regiões e ainda o Arquipélago de Zanzibar, existe uma realidade contrastante, onde uma riqueza sóbria natural convive quase naturalmente com a pobreza económica. O país tem duas capitais. No interior localiza-se Dodoma, uma capital constitucional. Na costa do Índico, a capital política, Dar es Salaam.
Este país alberga, na região a Norte, o local considerado o berço da Humanidade. Apelidado de Garganta de Olduvai - aqui foram encontrados os fósseis humanos mais antigos. Outro lugar, é a área da Cratera de Ngorongoro. Trata-se de uma das mais belas paisagens do mundo e é Património da UNESCO desde 1979. Esplendor da biodiversidade é o parque onde está integrado a montanha mais alta do continente africano, o Kilimanjaro, com 5895 m de altitude e onde vivem milhares de animais no seu habitat natural. Também de rara beleza, a Reserva de Caça de Selous, a segunda maior de África. Rios, lagos e cataratas prometem verdadeiras visões do paraíso. Estes dois locais constam da lista da UNESCO. Famoso pela migração de gnus, zebras e gazelas, o Parque do Serengueti, é também Património Mundial. As Cataratas de Kalambo, junto ao Lago Tanganica são mais um local imperdível deste país. Pessoas, animais e momentos de caça são retratados nas pinturas rupestres de Kondoa, outra atração turística, localizada no Vale do Rift. As Ruínas de Kilwa Kisiwani e de Songo Mnara, situadas nas duas pequenas ilhas com o mesmo nome, contam a história do passado do país. Aqui a Grande Mesquita de Kilwa, o Forte de Quíloa ou a Gereza (antiga prisão) são monumentos a não perder. Antigo ponto de entrada na África Oriental, o Arquipélago de Zanzibar é Património da UNESCO desde 2000. Águas azul turquesa, areias brancas e paisagens exóticas fazem das praias do arquipélago destinos apetecíveis. Na capital do arquipélago, também chamada de Zanzibar, situada na parte antiga da cidade, designada Cidade de Pedra, onde se encontram construções com arquitetura suahili e diversos estilos: árabe, persa, europeu e africano. Et-El-Ajaib (Casa das Maravilhas), de um antigo sultão, e o Forte Árabe, marca da presença portuguesa, são monumentos importantes na cidade.
Como quase tudo o que a Natureza oferece neste país de importantes contrastes, é importante perceber que um dos países mais pobres do mundo integra no seu território o pico mais alto de África, o maior lago do continente - o Lago Vitória e também o mais profundo - o Lago Tanganica.
Ver fotos - África