Quénia

Nairobi

Banhado pelo Oceano Índico, o Quénia (1963), um dos centros mais prósperos do continente africano, é constituído por 7 províncias. Na sua capital, Nairóbi, os museus, a Grande Mesquita, o Parque Nacional de Nairobi e a Favela Kibera (a maior do mundo, com 2,5 milhões de habitantes), são alguns locais de interesse da capital queniana.

O nome do país advém do pico mais alto que o território alberga, o Monte Quénia, com mais de 5000 m de altitude. O Parque Nacional deste que é considerado o segundo pico mais alto de África, é Património da UNESCO, inclui vários glaciares e vales. Uma grande variedade de espécies animais podem ser observadas nos três Parques Nacionais do Lago Turkana, conhecidos por serem local de paragem de aves migratórias e sítio de reprodução de crocodilos do Nilo. Na lista da UNESCO figuram ainda os 32 000 ha que integram o sistema de lagos do Grande Vale do Rift. Com três lagos, Bogoria, Nakaru e Elementaita, este é o sítio escolhido por milhares de flamingos, pelicanos, mas também girafas, rinocerontes ou leões. Para os amantes do mundo animal, este é mais um sítio imperdível. O Parque Massai Mara é talvez o mais famoso do Quénia. Aqui a enorme savana, com pântanos e bosques, está recheada de exemplares de animais e plantas, que motivam safaris e fazem as delícias dos turistas. O Lago Maladi, a Reserva de Samburu, as reservas naturais em torno do Lago Vitória são outros pontos de paragem. Testemunho da tradição dos povos mais antigos são as vilas fortificadas, as kayas, que povoam as 11 florestas sagradas, Património da UNESCO 2008.

Lamu, a mais antiga cidade swahili também consta da lista da UNESCO e é um local de rara beleza arquitetónica, com construções em coral e madeira de mangal. Ainda hoje Lamu é palco de festivais religiosos. Na costa Suaíli, o Forte Jesus, marca a passagem dos portugueses por este território. Construído em Mombaça no século XVI, o forte serviu de defesa e de escala para os navegantes lusitanos. Além deste, Mombaça tem ainda outros fortes importantes, como o de Makupa. Além do ecoturismo, o Quénia também é procurado pelos apreciadores de praias paradisíacas. Shelly, Eaa, Tiwi são algumas das mais conhecidas. Ideais para a prática de mergulho são as ilhas de Chale e Msambweni ou a Ilha Wasini, famosa pelo seu jardim de coral. A Praia Diani é também um ponto a assinalar, não só pelas águas transparentes, mas também pelos conhecidos mercados massai. O Parque Nacional Marítimo de Kisire-Mpunguti e a Reserva Natural de Shimba Hills são mais dois locais a não perder.

Planícies, locais montanhosos, cataratas imponentes recheiam o território queniano, ainda habitado por tribos características, como os Massais, os Cambas ou os Suaílis que mantêm ritos ancestrais. O país que serviu de cenário ao célebre filme África Minha, eleito como um dos destinos exóticos e muito procurado pelos turistas, é um verdadeiro paraíso para os amantes da Natureza no seu estado mais puro.

Ver fotos - África

Bandeira Quénia
  • Quénia (KEN)
  • Capital: Nairóbi
  • Região: Africa (Eastern Africa)
  • Fuso Horário: +03:00
  • Denominação: Kenyan
  • Area: 580 367 km2
  • Fronteira com:
    ETH, SOM, SSD, TZA, UGA
  • População: 47 251 000
  • Lingua: English, Swahili
  • Moeda: Kenyan shilling
  • Internet: .ke
  • Telefone: +254

Galerias