Somália

Mogadishu

Situada no chamado Corno de África, a Somália vive momentos de grande instabilidade, que se coloca entre os países mais pobres do mundo e que apresenta maiores taxas de mortalidade infantil. Esta conjugação tem sido alvo de preocupação internacional que, apesar de já ter levado a cabo inúmeras ações, ainda não conseguiu tornar este país um local minimamente seguro. A insegurança e os conflitos nas ruas também são notados nas regiões que buscam a independência: Puntlândia, no Nordeste e a Somalilândia, no Noroeste, que se auto proclamam independente desde 1991.

Mogadíscio, na costa do Índico, é uma capital do país e uma cidade com maior número de habitantes. Centro comercial e financeiro, uma cidade ainda povoada por várias milícias armadas. Integra um dos principais portos do continente africano e a partir dela chega-se facilmente a muitas das praias do país. Podendo visitar a cidade, são pontos a não perder a Mesquita Arba'a Rukun, a Mesquita da Solidariedade Islâmica, a Catedral de Mogad, o Palácio Presidencial, o Mercado do Gado ou o Mercado Bakaara. A cerca de 500 km a Sudoeste de Mogadíscio, na foz do Rio Juba, encontra-se a cidade portuária de Kismayo, a terceira maior cidade da Somália. Esta região está localizada no  Parque Nacional de Kismayo, habitat de várias espécies únicas de vida selvagem e plantas, comuns aos países da África Oriental. A norte, na região da Puntlândia, banhada pelo oceano Índico, encontra-se a cidade pesqueira de Eyl, até há poucos anos considerada a capital pirata do mundo.  Seguindo em direção à Somalilândia, uma região autônoma do Noroeste da Somália, podemos encontrar as cavernas de Laas Geel, dez grutas com pinturas rupestres, descobertas em 2002, em perfeito estado de conservação. Vistas como o tesouro da Somália , estão disponíveis apenas para um número controlado de visitantes. Já em Hargeisa, capital da Somalilândia, merecem destaque o Arco da Liberdade, o Memorial de Guerra, os edifícios com marcas de arquitetura colonial e um belo espaço natural, Naaser Hablood, duas montanhas gêmeas que tornam uma paisagem marcante. Importante é também a cidade de Berbera, uma região portuária de relevância no país, com abertura marítima para o Golfo de Adem. Destaque ainda para Barawa, uma antiga cidade árabe, outra cidade também com traços árabes é Merca, localizada a cerca de 100 km ao Sul de Mogadíscio. Também ao Sul, nos arredores da capital está a Praia de Sinbusi, com águas transparentes e um banco de areia que impedem a aproximação de tubarões.

A Somália é considerada por muitos como um dos países mais perigosos do mundo. Ainda que tendo o litoral mais extenso de África, as muitas praias com águas transparentes, as paisagens desérticas e a riqueza arquitetónica não são usadas para fins turísticos. Os conflitos entre grupos étnicos diferentes e a luta incessante pela independência de algumas regiões são razões que indicam uma grande insegurança, exigindo restrições redobradas caso se pretenda visitar este país e, consequentemente, convidativo.

Ver fotos - África

Bandeira Somália
  • Somália (SOM)
  • Capital: Mogadíscio
  • Região: Africa (Eastern Africa)
  • Fuso Horário: +03:00
  • Denominação: Somali
  • Area: 637 657 km2
  • Fronteira com:
    DJI, ETH, KEN
  • População: 11 079 000
  • Lingua: Somali, Arabic
  • Moeda: Somali shilling
  • Internet: .so
  • Telefone: +252

Galerias