O Ruanda é conhecido como o país das Mil Colinas pelo relevo acidentado - montanhas, vales, vários lagos, uma fauna selvagem rica e parques naturais de grande interesse. Este país da África Oriental, situado na região dos Grandes Lagos, não fica imune às marcas do episódio mais sangrento da sua História. Há vários memoriais às vítimas da guerra, nomeadamente o Memorial de Kigali, na sua capital, onde estão os restos mortais de 250 000 ruandeses. O Hôtel des Milles Collines é outra marca do genocídio, mediatizado pelo cinema, através do filme Hotel Ruanda.
Atualmente o país tenta erguer-se e tem um modelo de crescimento exemplar. Kigali, a capital, já mereceu o reconhecimento pela limpeza, segurança e conservação do modelo urbano. Dispersos, não muito distantes da capital, existem 4 lugares - Nyamata, Murambi, Bisesero e Gisozi, tentativas a Património da UNESCO, considerados como memória viva do massacre perpetrado contra o povo tutsi, em 1994. Outras cidades do país, como Guitarama ou Butare (capital intelectual e cultural), também merecem uma visita. O único museu que conta a história do país, localiza-se nas proximidades de Butare. Além das cidades, as pequenas povoações dispersas pelas montanhas despertam grande curiosidade. Na estrada para Byumba, no Norte do país, podem apreciar-se as construções em barro, além dos vastos campos de chá, um dos produtos mais exportados do país. Outra das marcas identitárias do Ruanda são os gorilas. No Parque Nacional dos Vulcões, nas montanhas Virunga, encontra-se o habitat do gorila da montanha. Esta espécie, atualmente em grave perigo, consta da lista vermelha da IUCN, devido a fatores como a perda do seu habitat, caça indiscriminada, doenças humanas e guerras. As montanhas Virunga são uma cadeia de vulcões na África Oriental, localizada ao longo da fronteira entre o Ruanda, República Democrática do Congo e Uganda. Com vários lagos e uma fauna e flora riquíssimas está também o Parque Nacional de Akagera, já na fronteira com a Tanzânia. Além dos animais que se podem observar no seu habitat natural, podem ainda apreciar-se as belas cascatas de Rusumu. Quedas de água e fontes termais podem ainda ser vistas no bosque de Nyungwe, habitado por búfalos e leões.
A não perder, ainda, uma passagem pelas margens do mais conhecido lago do país, o Kivu. Locais como Gisenyi ou Kybuye são imperdíveis pela beleza natural que ostentam, algo que não falta num país onde já se viveram cenas de horror e hoje tenta passar uma imagem muito positiva e pacífica ao mundo.
Ver fotos - África