O Burundi (1962) é um pequeno país interior da região dos Grandes Lagos Africanos, dividido em 17 províncias. A cidade mais populosa do país é Bujumbura, que foi a capital de Burundi até 24 de dezembro de 2018, quando a sede do governo foi transferida para Gitega.
Na antiga capital, Bujumbura, principal porto do país por onde passam os principais produtos de exportação, o estilo colonial dos edifícios, o Mercado, a Mesquita e a Catedral são os pontos de maior interesse da cidade, gerada em redor de uma pequena aldeia. A cidade está situada no canto Nordeste do Lago Tanganica. Este lago é o segundo maior de África, localizado no braço ocidental do Vale do Rift, e integra a lista dos locais candidatos a Património da UNESCO. Não muito longe, situa-se o Parque Natural de Rusizi, um dos mais ricos do país em termos de biodiversidade. Kibira e Ruvubu são reservas naturais de grande importância. As cascatas de Karera e a praia natural de Resha são também dois locais a não perder. Em geral, é um país de planaltos e montanhas com o ponto mais alto no Monte Heha, (2670 m). Aqui, com o derretimento do gelo, nasce um curso de água que é considerado a nascente do Rio Nilo Branco. Os conflitos constantes entre grupos étnicos diferentes, bem como o facto de ser um país sem saída para o mar e sem grandes recursos naturais, fizeram com que a população sentisse dificuldades para gerar crescimento económico. O Burundi é considerado um país tipicamente africano e um dos cinco mais pobres do mundo. Vive essencialmente da agricultura, sendo o café o produto mais exportado desde há largos anos.
Belas paisagens naturais e lagos com uma vida selvagem admirável são as imagens de marca de um país que vai tentando sobreviver, apesar das dificuldades económicas, políticas e sociais que recheiam a sua História e ainda marcam o quotidiano das suas gentes.
Ver fotos - África