Berço de civilizações, cenário de vastos impérios, a Índia , estado-membro da Commonwealth , o segundo país mais populoso do planeta, é hoje um importante foco económico, comercial e académico. O desenvolvimento que tem avassalado o país não secundariza a importância do riquíssimo passado histórico, em que os portugueses também tiveram uma palavra a dizer.
Um país onde a sociedade é muito definida por castas e os valores tradicionais das famílias são muito respeitados, coexistindo com uma grande diversidade religiosa e cultural, a Índia guarda em si as cidades sagradas do Hinduísmo e Sikhismo . No maior estado do país, Rajasthan , encontramos cidades de todos os núcleos: Jaisalmer , cidade dourada , cujo coro das habitações não difere do tom das dunas desérticas que a rodeiam, Jodhpur , cidade azul , onde o coro do céu foi escolhido para adornar os edifícios em torno do Forte de Mehrangarh , uma das principais atrações da cidade, Jaipur , cidade rosa , que resulta da vontade de um marajá de colorir os edifícios para acolher o Príncipe de Gales, em 1876, e ainda Udaipur , a cidade branca , um local fascinante, em que os lagos dão uma beleza rara aos muitos palácios, alguns agora convertidos em hotéis ( lake palace ) , e localizados precisamente no meio dos lagos. Nas margens do Rio Yamuna situa-se a cidade de Agra , que guarda uma das 7 Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal , considerada a maior prova de amor de sempre. O famoso mausoléu é o cartão postal desta cidade e um dos muitos locais na Índia que a UNESCO classifica como Património da Humanidade. Os Parques Naturais de Kaziranga ( habitat dos rinocerontes de um só chifre), o de Keoladeo (por onde passam grous siberianos ou pássaros vindos do Afeganistão ) e o de Sundarbans (onde se registam processos ecológicos de enorme interesse) são três das maravilhas naturais, a que se juntam ao Santuário de Vida Selvagem de Manas , aos pés dos Himalaias e que alberga inúmeras espécies em vias de extinção, e os Parques Naturais de Nandi Devi e o do Vale das Flores , localizados numa bacia glaciar, rodeada de picos montanhosos com uma fauna e flora muito diversificada, todas estas opções pela UNESCO.
As marcas religiosas são quase sempre características de outras tantas atrações também características pela UNESCO: o Forte de Agra , as Grutas de Ajanta , os Monumentos Budistas de Sanchi , o Parque Arqueológico de Champaner , a Estação de Chhatrapati Shivaji , as Igrejas e Conventos de Goa , como Grutas Elephanta , como Grutas Ellora , a cidade de Fatehpur Sikri , os Grandes Templos Vivos de Chola , os Monumentos de Hampi , os Monumentos de Mahabalipuram , os Monumentos de Pattadakal , a Tumba de Humayun , os Monumentos de Khajuraho , o Templo Mahabodhi em Bodh Gaya, os Caminhos de Ferro de montanha, o Minarete Qutb Minar , o Complexo Red Fort , os abrigos rochosos de Bhimbetka , o Templo do Sol em Konarak e o Observatório de Jantar Mantar . Palácios, fortificações, mausoléus, castelos, templos de religiões diversas, palco de eventos do mais variado que existe, centros de culto, com uma riqueza patrimonial imensa. A Índia é, sem dúvida, um país com segredos enormes a desvendar. Estes são apenas alguns dos locais onde você pode tentar fazê-lo. A capital, Nova Deli , é um centro econômico bem movimentado e que aloja, entre muitos locais de interesse, o famoso Templo de Lótus , uma das maiores casas de estímulo da Fé Bahá'i . Já a fé do Hinduísmo é clara na cidade banhada pelo Rio Ganges , Varanasi , uma cidade cheia de cor e onde o rio centra as atenções dos milhares de peregrinos que acorrem ao local anualmente. Outro local de peregrinação para a religião Sikh é o Templo Dourado em Amritsar . Local de menos paz e mais perturbação será a região de Caxemira que, apesar dos belos lagos, palácios e templos, não deixa de ser palco de um já velho conflito com o vizinho Paquistão , que reivindica parte do território. Também ao Norte, uma cidade a destacar é Chandigarh , capital do estado de Punjab e de Haryana. Esta cidade tal como Brasília foi projetada sob especificações muito específicas e modernas. Com maior importância também na História de Portugal , destaque para as cidades de Bombaim, que se mantém como o maior centro comercial da Índia e que é, em simultâneo, a casa do Bollywood (a indústria cinematográfica indiana). Goa , na costa do Mar da Arábia , foi capital da Índia Portuguesa e também é recheada de fortalezas, templos e praias que vale a pena conhecer. Cochim , no Sul do país, também é ponto de paragem obrigatório. Desde o imponente forte à sinagoga ou às redes de pesca chinesas, são locais que merecem uma visita nesta cidade. Calcutá , desde o palácio do governo, às suas catedrais, às pontes movimentadas, passando pelo mercado das flores, esta cidade bem merece uma visita. As ilhas de Andaman e Nicobar também figuram na lista dos sítios por onde passar vale a pena.
Muito apreciada e não menos interessante é a gastronomia do país, em que as especiarias são rainhas. Quanto às tradições também não faltam. Eventos como os festivais: Holi , o Diwali , o Durga Puja o Vesak ou o de Jaisalmer , são apenas alguns exemplos de manifestações culturais do povo indiano. A Índia é um país cativante, de Norte a Sul, incluindo as paisagens da cadeia dos Himalaias, o Deserto do Thar (que pode ser conhecido a bordo do comboio, o Maharaja' Express ), as praias das cidades costeiras, a calma dos muitos lagos que abundam no país e um povo muito heterogéneo cuja mistura resulta de forma sublime. Trata-se de um território colorido, onde qualquer pessoa é levada a deixar-se fascinar e nunca se ficar indiferente.
Ver fotos - Ásia