Nepal

Kathmandu

Com uma História recheada de mitos e lendas, o Nepal é realmente o topo do mundo. É no seu território que se encontra o imponente Evereste, o pico mais elevado do mundo com 8848 m de altitude. Com uma população que supera os 28 milhões de habitantes, é um país multilingue, multirreligioso e multiétnico, com uma economia frágil, que vive essencialmente do cultivo e exportação do arroz e, também agora, do turismo. 

O território nepalês, povoado por 12 etnias, está dividido  em três zonas bem diferentes entre si: a zona Sul, com características semelhantes à Índia, a região dos vales (onde encontramos a capital Catmandu), as zonas de Pokhara, e a dos Himalaias, onde a fauna e a flora são de uma riqueza incomparáveis. O Nepal tem vários locais considerados Património da UNESCO. Um deles é o Vale de Catmandu, o principal ponto turístico do país. No vale estão incorporados sete grupos de monumentos com características históricas e artísticas peculiares. A capital do país localiza-se precisamente nesta zona e tem como atrações principais os templos budistas Swayambhu e Bauddhanat e os hindus Pushupati e Changu Narayan, as muitas esculturas espalhadas pela cidade, bem como os animados mercados. Ainda no Vale de Catmandu, destaque para Bhaktapur, com uma arquitetura deslumbrante, onde se encontra o Templo Nyatapola e o Til Mahadev Narayan, um importante local de peregrinação. Destaque também para Dakshinkali, palco do festival Dashain e onde se encontra o templo em honra da Deusa dos quatro braços, Kali. Não se pode ainda esquecer Patan, com os belos templos Dourado, Jagat-Narayan ou o Kumbeshwar. Com uma importância religiosa única está Lumbini, outro dos locais Património da UNESCO. Trata-se do local onde nasceu Buda. O templo e a piscina onde esteve a sua mãe antes de nascer, são as marcas mais relevantes do acontecimento. 

No sopé dos Himalaias encontra-se o Parque Nacional de Chitwan, o mais antigo parque do país, onde a fauna e a flora são do mais rico que existe no Nepal. Além da observação da beleza deste parque, é possível fazer outras atividades, nomeadamente, passeios de elefantes. Imperdível é também o Parque Nacional de Sagarmatha, parte integrante dos Himalaias e onde se localiza o Evereste. Os glaciares, as formações rochosas e os vales de Chhukhung, Khumbu, Gokyo e Nangpa são os principais atrativos deste parque, imune à interferência humana. É neste parque que habitam os Sherpas. Se antes se dedicavam apenas ao ensino do budismo, hoje os sherpas dedicam-se sobretudo ao apoio aos passeios e escalada dos Himalaias. Fruto da presença deste povo, há pelo Parque Sagarmatha belos mosteiros, como o famoso Tengboche, onde se realizam vários festivais religiosos cheios de cor. Outro ponto imperdível é o Manche Bazaar em Khumbu, perto do pico do Evereste, uma cidade construída em plataforma e que se assemelha a um anfiteatro grego. Marcada pela influência religiosa está a cidade de Lalitpur, onde encontramos o famoso Templo dos Mil Budas. Em Pokhara, a terceira maior cidade do Nepal, encontram-se o místico Lago Fewa, as quedas de Devi ou o Pagode da Paz Mundial. Mais dois locais a visitar no Nepal são Kangchenjunga, o terceiro mais alto pico dos Himalaias, e Taplejung, uma aldeia rodeada de arrozais e socalcos onde pastam inúmeros búfalos. Trata-se de um local sossegado de rara beleza e que permite conhecer o modo-de-vida do povo que aí habita. Outro povo bem conhecido do Nepal são os Newari, que habitam no Vale de Catmandu, e que têm na música e na dança um papel de relevo. Por último, mas não menos interessante e imperdível, uma passagem ao território do antigo Reino de Mustang, situado no Planalto do Tibete, ao longo da fronteira com a China. Durante mais de dois séculos permaneceu como estado vassalo do reino nepalês, tendo sido extinto em 2008, após o Nepal se ter tornado uma república.

Além da beleza das suas montanhas, o país tem muito para oferecer, belos templos budistas e hindus, esculturas belas e mágicas, festivais de música e dança cheias de misticismo e ainda trovadores que contam as lendas que envolvem os Himalaias.

Ver fotos - Ásia

Bandeira Nepal
  • Nepal (NPL)
  • Capital: Catmandu
  • Região: Asia (Southern Asia)
  • Fuso Horário: +05:45
  • Denominação: Nepalese
  • Area: 147 181 km2
  • Fronteira com:
    CHN, IND
  • População: 28 431 500
  • Lingua: Nepali
  • Moeda: Nepalese rupee
  • Internet: .np
  • Telefone: +977