Localizado na Ásia Meridional, o Paquistão (1947), estado-membro da Commonwealth, é o sexto maior país do mundo em população. Na região onde convergem a Ásia Central e o Oriente Médio, confirma-se a existência de uma rica e grande diversidade cultural. Com avanços e recuos no que toca ao desenvolvimento económico, há décadas que o país se mantém envolto em problemas políticos, sociais e militares.
Embora Karachi seja a cidade mais populosa, é Islamabade a capital. A chamada morada do Islão está a Sul dos Montes Margalla e conta com três lagos artificiais, Rawal, Simli e Khanpur. A diversidade geográfica do Paquistão é, aliás, um aspeto de relevo, tendo em conta que dentro das suas fronteiras, o país alberga praias arenosas, florestas temperadas e os picos brancos dos Himalaias. Em território paquistanês estão cinco cumes com mais de 8000 m de altitude, sendo um destino apetecível para os amantes do alpinismo. No que toca ao património histórico, o Paquistão é um país rico. Os Monumentos de Thatta são uns dos que constam na lista da UNESCO e um testemunho único da civilização do Sindh. O Forte, mesquitas e palácios podem ser apreciados em Lahore, mais um dos locais classificados como Património. O mesmo título foi atribuído a outro forte o de Rothas, um conjunto de fortificações, localizadas no Norte do país. A cidade de Taxila, no Vale do Indo, as Ruinas búdicas de Takht-i-Bahi e vestígios de Sahr-i-Bahlol e as Ruínas Arqueológicas de Moenjodaro completam a lista da UNESCO. Além destes locais, há outros que merecem uma visita, se as condições de segurança no país permitirem, como é o caso dos muitos museus de Karashi, as Ruínas de Gandhara, a Mesquita Faisal, em Islamabad, ou os famosos souks de Omara, Gwadar, Pasni ou Peshawar, onde tudo se vende e a mistura de cores e de cheiros marca quem por lá passa.
Ainda que possua potencial turístico perante a riqueza do seu património histórico, cultural e religioso, este não é um país fácil de visitar. Além da pobreza de infraestruturas, as permanentes tensões políticas constrangem os visitantes que pretendem entrar neste grande país da Ásia.
Ver fotos - Ásia