O segundo maior país da Europa, a seguir à Rússia, a Ucrânia, tem um território tão vasto que consegue concentrar bosques, montanhas, lagos, rios, estâncias de esqui, praias e verdadeiras cidades-museu. Situado no Leste Europeu, faz fronteira com diversos países - Bielorrússia, Rússia, Roménia, Moldávia, Eslováquia e Polónia, sendo banhada a Sul pelo Mar de Azov e Mar Negro. Independente desde o desmembramento da União Soviética (1991), a Ucrânia ficou internacionalmente conhecida pelo acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, transformando a cidade de Pripyat numa verdadeira cidade-fantasma.
A cidade onde ocorreu este acidente nuclear fica a Norte do país e da capital, Kiev, esta localizada nas margens do Rio Dniepre. Com vários monumentos de grande interesse, estão classificados como Património da UNESCO, a Catedral de Santa Sofia e o conjunto de Edifícios Monásticos Pechersk Lavra, testemunhos notáveis de monumentos religiosos das Idades Media e Moderna. A capital ucraniana acolhe mais um sem número de locais a não perder, tais como: a Igreja de Mykola Prytyska, o Edifício da Ópera, o Teatro Ivan Franko, a Catedral de São Miguel, com as suas cúpulas douradas, a de São Volodymyr, o Portão de Ouro, o Palácio Mariyinsky, a Estátua à Mãe Pátria, com 62 metros de altura, o Museu da Grande Guerra Patriótica ou a Casa com Quimeras. Mais para Este, encontramos a segunda maior cidade do país, Kharkiv. Vários memoriais povoam a cidade, que centra inúmeros museus, teatros e galerias de arte e outros edifícios culturais. A Catedral da Anunciação, o Mosteiro Pokrovsky, a Capela de Santa Tatiana, o Parque Gorky ou a ponte sobre o Rio Lopan são atrativos da cidade. Caminhando para Sul, Donetsk também merece destaque pela concentração de monumentos importantes, como a Ópera, o Palácio Donbass, a Estátua de Anatoliy, o Canhão do Czar, o monumento a John Hughes ou a Catedral da Transfiguração. Passando de leste para oeste, mais duas cidades merecem uma paragem. Uma delas é mesmo considerada um museu ao ar livre e está classificada como Património da UNESCO. Trata-se de Lviv, onde em cada esquina se encontra um ponto de interesse. O edifício da Câmara, a Catedral Católica Romana, o Museu Apteka, as igrejas da Transfiguração, de São Jorge, da Assunção, o Teatro Skarbek, o Museu Nacional ou a galeria de Arte Nacional são exemplos. Importa salientar que a cidade, onde se misturam diversos estilos arquitetónicos, está repleta de estátuas de pessoas importantes para a cidade e o país. A Sudoeste mais uma cidade com um edifício classificado pela UNESCO: Chernivtsi. É nela que se encontra a obra-prima da tradição cultural da Igreja Ortodoxa e da arquitetura do século XIX, o Seminário e Residência dos Metropolitanos de Bucovina e Dalmácia. Hoje o edifício funciona como universidade, mas foi em tempos sede do arcebispado. Um jardim, um parque, capelas e uma igreja integram o complexo, um dos mais visitados na Ucrânia. Na pequena Viena, apelido da cidade, pode ainda visitar-se o Palácio da Cultura, a Sinagoga ou o Teatro Dramático.
Descendo no mapa, a Sul, junto ao Mar Negro e ao Mar de Azov, encontramos uma região turística por excelência, com algumas estâncias balneares e fontes termais, que têm vindo a atrair turistas de todo o continente. Odessa, detentora do segundo maior porto, Arcadia e Luzanivka, são apenas exemplos. A beleza natural ucraniana também está presente noutras zonas do país. A Montanha dos Cárpatos, com as suas Florestas Primárias de faias (UNESCO) e cujo ponto mais alto no país é o de Hoverla, com 2061 m, as planícies e os pântanos ou o Delta do Danúbio, na fronteira com a Roménia, são outros locais que valem pelo seu Património Natural. Espalhadas pela região dos Cárpatos, junto à fronteira com a Polónia, encontramos oito igrejas ortodoxas e católicas gregas, construídas em madeira entre os séculos XVI e XIX, são as Tserkvas ucranianas, mais um tesouro classificado pela UNESCO. Para quem prefere picos nevados, a Ucrânia não deixa de ser opção. As zonas montanhosas estão dotadas de boas infraestruturas para a prática de desportos de neve. Pylypets, Tysovets, Krasiya e Slavs'ke são as estâncias de esqui mais procuradas pelos turistas.
Apesar de marcada por conflitos armados, que cessaram apenas em 1991, a história recente da Ucrânia não tem sido sempre estável. Altos e baixos marcam o plano político de um país, cuja economia tem vindo a prosperar. Enquanto destino turístico, o país tem um pouco de tudo. Há praia, há montanha, há mar e há rio e há, sobretudo, cidades cheias de História, de monumentos únicos e de vida.
Ver fotos - Europa