Apesar de fustigado pelos grandes conflitos que tiveram a Europa como palco, a Polónia é um país encantador, que mistura a elegância de cidades cheias de vida e de arte e paisagens naturais únicas. Atravessado por grandes rios, conta com perto de 10 000 lagos e zonas de florestas vastas. As Montanhas Tatra são o ponto mais elevado do território, que conta com 19 Parques Nacionais, 90 Parques Naturais e cerca de 1000 reservas naturais, o que atesta a diversidade e riqueza da fauna e flora do país.
Varsóvia é a capital do país, sendo o seu centro histórico Património da UNESCO. Apesar de destruída depois da II Guerra Mundial, a cidade foi reconstruída pelos seus habitantes e é hoje uma cidade de enorme beleza. O Castelo, a Torre da Cidade, a Curia Menor e a Curia Maior, as muralhas, as igrejas de Santa Cruz, de Santo Agostinho e de São Martim, a Cidadela, o Monumento ao Soldado Desconhecido, bem como os muitos museus (o da Literatura ou o Marie Curie) e os palácios (Borch e Branicki) são alguns dos mais atrativos pontos turísticos da cidade. Nos arredores, encontramos Żelazowa Wola, cidade berço de Chopin, Łowicz, cidade conhecida pelo folclore, e a Arkadia, com um palácio e um parque. Entre Varsóvia e Cracóvia, encontra-se Lublin, com um ambiente cultural bem animado. A Praça do Mercado, a Igreja da Conversão de São Paulo ou a Câmara são locais de interesse na cidade. Museus e um famoso balneário podem ser visitados em Nałęczów, enquanto que em Zamość se podem apreciar belos edifícios em que se misturam diferentes estilos arquitetónicos. Esta cidade é Património da UNESCO. Nas margens do Rio Vístula, encontra-se Cracóvia, cujo centro histórico também está classificado pela UNESCO. As galerias de arte, os museus, os palácios, as igrejas, a Basílica de Santo André ou a Torre da Câmara, são bilhetes-postais desta cidade do Sul do país, que pode ser vislumbrada da Colina de Wawel, onde se localiza a Catedral de São Venceslau. Não muito longe, deparamo-nos com a cidade de Wieliczka, cenário de galerias com cerca de 300 km, onde estão esculpidas inúmeras estátuas em sal. Próximo da fronteira com à Ucrânia e a Eslováquia, a Sul e Sudeste da Polónia, encontramos mais dois tesouros classificados pela UNESCO, as seis igrejas de madeira de Małopolska Sul, espalhadas por várias cidades e vilas da região, verdadeiros exemplares, em estilo gótico, da herança da Igreja Católica Romana, nesta zona da Europa Central. Paralelamente existe nesta região do Sudeste do país, um outro grupo de oito igrejas ortodoxas e católicas gregas, construídas em madeira entre os séculos XVI e XIX, são as Tserkvas polacas da região dos Cárpatos.
Começando a subir no território, aparece a estância de esqui de Za Kopane, com o famoso Museu dos Tatras, a pitoresca cidade de Częstochowa com o seu mosteiro de Jasna Góra. Wrocław, a Ocidente do território, é um importante centro artístico, cultural e industrial. O Salão do Centenário, construído para celebrar os 100 anos da Batalha das Nações, é um dos monumentosa principais da cidade e considerado Património da UNESCO. Ainda mais a Norte apresenta-se Poznań, uma cidade jovem e cheia de motivos para uma visita. O Museu Histórico, a Fonte Proserpina, o Palácio Działyński ou ainda várias igrejas, são apenas exemplos. Nas proximidades de Poznań, o destaque vai para o Parque Nacional Wielkopolski, a catedral da cidade de Gniezno, a histórica cidade de Toruń (Património da UNESCO), terra natal de Copérnico, e Malbork, que alberga um castelo do século XIII, também classificado pela UNESCO. Já no Norte, na costa da Polónia, Gdańsk é a cidade de maior relevo, detendo o maior porto do país. Rodeado de colinas, este é um local de grande beleza. O Museu Marítimo, a Fonte de Neptuno, as igrejas de Santa Brígida e Santa Maria, são importantes pontos turísticos desta cidade. A Ilha de Granjeiros e a de Chumbo são pequenos territórios também bem conhecidos dos visitantes da Polónia. O mesmo acontece com as cidades de Płock e de Estetino.
Apesar da paz que hoje vive, a Polónia não apaga as marcas de um passado negro, sobretudo durante as invasões da II Guerra Mundial. Os campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, no Sul do país, classificados como Património da UNESCO, não deixam esquecer todos os que perderam a vida durante o Holocausto. História, Natureza e desenvolvimento urbano aliam-se de forma quase perfeita na Polónia, um país à entrada do Leste Europeu com uma importância história ímpar que é, sem dúvida, um belo destino para conhecer, em qualquer altura do ano.
Ver fotos - Europa