Moldávia

Chișinău

A Moldávia (1991) é um pequeno país da Europa de Leste que ainda se mantém na cauda da Europa no que toca ao desenvolvimento económico, em parte devido aos conflitos que tem vindo a sofrer, não apenas antes do desmembramento da União Soviética, mas também depois disso, sobretudo pelas reivindicações independentistas de duas regiões: Transnístria e Gazaúzia

Vivendo sobretudo da atividade agrícola, a produção vinícola tem um grande impacto na economia do país, sobretudo, no turismo. As muitas adegas do país são muito visitadas, sendo a de Cricova o ponto turístico de maior importância no território. Trata-se de um conjunto de adegas, com cerca de 120 km. Além desta, são ainda de destacar as de Purcari, Romanesti e Cojusne. A par do turismo rural e vinícola, também o cultural é beneficiado pelo vasto conjunto de monumentos, de diferentes estilos arquitetónicos, que as principais cidades do país albergam. Chișinău é a capital do país, que se situa entre a Roménia e a Ucrânia. Uma das mais verdes cidades da Europa, Chișinău, localiza-se junto do Rio Bîc. A Catedral, o Museu Arqueológico, a Estação Ferroviária, o Parque Central, a Alameda dos Clássicos, a Estátua de Ștefan cel Mare, o Teatro de Mihai Eminescu, as Portas da Cidade, a Câmara ou o Arco Triunfal são alguns atrativos da capital. A Norte, junto da fronteira com a Ucrânia, encontramos o sítio do Património da UNESCO, o Arco Geodésico de Struve, um conjunto de triangulações geodésicas, que passa por 10 países. Mais a Sul passamos pela cidade de Bălți, centro cultural e industrial desta região, ladeada pelo Rio Răut e por quatro lagos. Entre outros monumentos, destaque para o Teatro Vasile Alecsandri, a Igreja de São Nicolau, a Catedral de São Constantino e Santa Helena, a Igreja de São Pedro e São Paulo, a Igreja da Natividade, o Palácio Matrimonial, o Monumento aos soldados mortos no Afeganistão e o Monumento a Taras Shevchenko. No extremo Leste, mais duas cidades, já dentro da região que se autoproclamou independente, a Transnístria: Tiraspol e Bender. Em Tiraspol pode visitar-se a imponente Catedral de Shvchenko, o Teatro, a Estátua a Alexander Suvorov e o Monumento com um tanque de guerra, a lembrar o conflito com a União Soviética. Já em Bender, merece uma visita a Fortaleza junto ao Rio Dniestre, o Cemitério Militar, a Estação Ferroviária, assim como os diversos monumentos a lembrar os conflitos armados. 

País sem saída para o Mar, a Moldávia vive sobretudo das suas vinhas muito produtivas e apreciadas pelos turistas e da sua História que, apesar de dolorosa para a população, está patente nos muitos monumentos das diferentes cidades. País de muitos mosteiros, de igrejas antigas e capelas, a Moldávia, sobretudo a capital, tem já grandes marcas da modernidade. Largas avenidas e prédios bem altos começam a mudar o rosto do país.

Ver fotos - Europa

Bandeira Moldávia
  • Moldávia (MDA)
  • Capital: Chisinau
  • Região: Europe (Eastern Europe)
  • Fuso Horário: +02:00
  • Denominação: Moldovan
  • Area: 33 846 km2
  • Fronteira com:
    ROU, UKR
  • População: 3 553 100
  • Lingua: Romanian
  • Moeda: Moldovan leu
  • Internet: .md
  • Telefone: +373