Sérvia

Belgrade

País da Península Balcânica, a Sérvia (1878), guarda marcas de um passado rico em História, sobretudo patenteado pelo conflito armado. Separado do Montenegro desde 2006, este é um país ainda em desenvolvimento e que mantém problemas sociais, económicos e até políticos, nos quais se inclui a situação do Kosovo, talvez o maior dos problemas. O Kosovo reivindica a sua independência, já aceite por vários países, mas não pela Sérvia que continua sem ceder, mantendo a região como autónoma, mas dependente.

A Norte do país, localizada na confluência dos rios Danúbio e Sava, encontra-se a capital, Belgrado. Considerada a maior cidade dos Balcãs e uma das mais antigas da Europa, possui uma vida cultural dinâmica e uma vida noturna animada. A Fortaleza, o Templo de São Sava, a Catedral de São Marcos, a Rua do Príncipe Miguel, a Praça Nikola Pašić, a Cidadela Kalemegdan, a Ponte Sava, a Torre Genex, o Monumento Pobednik ou a ilha-oásis no Rio Sava, são as maiores atrações turísticas da capital. Ainda mais a Norte, Novi Sad é a segunda cidade do país e um importante centro industrial e cultural. Aqui podem apreciar-se diversos monumentos de grande importância, como a Câmara, a Catedral Ortodoxa de São Jorge, o Museu de Voivodina, a Fortaleza Petrovaradin e a Ponte da Liberdade. De destacar ainda as praias que o Danúbio oferece, muito frequentadas por habitantes e turistas. É já no Sudeste que se encontra a terceira cidade da Sérvia, Niš. A Catedral da Santíssima Trindade, a Fortaleza, o Teatro Nacional e o Campo de Concentração Crveni Krst são pontos imperdíveis nesta cidade. Mais três outros monumentos que merecem uma visita: a Fortaleza de Golubac, as Portas de Ferro, no desfiladeiro percorrido pelo Danúbio, que servem de fronteira com a Roménia, e, no Sul, Đavolja Varoš, formações rochosas que a erosão transformou em autênticas obras de arte. De destacar os quatro locais classificados como Património da UNESCO, um dos quais se encontra em território Kosovar, a Igreja Nossa Senhora de Ljeviš. Os restantes três monumentos classificados são: Gamzigrad-Romuliana, perto da cidade de Zaječar, uma antiga povoação romana onde ainda se podem apreciar templos, banhos, portas, mosaicos e as ruínas de um imponente palácio, Stari Ras e Sopoćani, um conjunto de monumentos medievais, com fortalezas, igrejas e mosteiro, e ainda o Mosteiro Studenica, onde repousam os restos mortais de alguns reis da Sérvia e onde foi fundada a Igreja Ortodoxa Sérvia. 

Apesar dos problemas que ainda enfrenta, a Sérvia é um país com muito para oferecer. Não faltam belezas naturais, proporcionado em parte pelas margens do Danúbio, os parques naturais e as montanhas, as cidades animadas e os inúmeros monumentos que contam a História de um país recente e ainda em desenvolvimento.

Ver fotos - Europa

Bandeira Sérvia
  • Sérvia (SRB)
  • Capital: Belgrado
  • Região: Europe (Southern Europe)
  • Fuso Horário: +01:00
  • Denominação: Serbian
  • Area: 88 361 km2
  • Fronteira com:
    BIH, BGR, HRV, HUN, MKD, MNE, ROU
  • População: 7 076 372
  • Lingua: Serbian
  • Moeda: Serbian dinar
  • Internet: .rs
  • Telefone: +381