Independente apenas desde 2006, altura em que se separou da Sérvia, Montenegro é hoje um destino turístico atrativo nos Balcãs. Faz fronteira com a Sérvia, Kosovo, Albânia, Croácia e Bósnia e Herzegovina. Depois de vários anos de conflitos, o país prospera e reúne os ingredientes para atrair visitantes, não concentrasse no seu pequeno território praias de águas cristalinas, belas zonas montanhosas e típicas, com muitas histórias da sua História para contar.
Começando a viagem pela costa do Adriático, encontramos cidades imperdíveis. Ulcinj, com várias praias, nomeadamente a de Velika Plaža, é um dos muitos exemplos. À costa arenosa juntam-se ruas tipicamente medievais, uma vida noturna agitada e ainda pontos de observação de aves importantes. Bar é mais uma cidade em destaque, marcada pela mescla de culturas e tradições. Com as mais antigas oliveiras do mundo, a cidade tem ainda múltiplos monumentos religiosos que valem uma visita. Budva, um belo exemplar da arquitetura mediterrânea, junta belas praias, bonitas paisagens e ainda igrejas imponentes, como a do Espírito Santo. Tivat é um importante local no que toca ao turismo náutico, ficando já na baía de Kotor, uma das mais famosas do Adriático. Aqui encontra-se a bela Região Natural, Cultural - Histórica de Kotor, considerada Património da UNESCO. A baía é separada da cidade de Kotor, também Património da UNESCO. Esta é uma das cidades medievais mais bem preservadas, por amplas muralhas, que protegem casas típicas da região, igrejas de diferentes credos e outros monumentos famosos. A baía preserva uma vida marinha de grande interesse, além de conter fiordes únicos na região. Herceg Novi é mais uma importante cidade da costa, com bonitas praias e inúmeros spas.
A separar a costa do Interior do país encontramos a capital, Podgoritza, simultaneamente próxima das praias e próxima das montanhas. A cidade, agitada e com uma mistura clara entre passado e futuro, tem inúmeros pontos de interesse, como sejam as igrejas ortodoxas, cristãs e muçulmanas, a Torre do Relógio, o Monumento ao Rei Nicolau, as Pontes Millenium e Blazo Jovanovic e inúmeros museus, galerias de arte e instituições de Ensino Superior. Os espaços verdes também abundam na cidade. No Centro do país, começa a notar-se o relevo montanhoso, bem característico do país. O Parque Nacional do Lago Skadar, o maior dos Balcãs, é um ponto de paragem obrigatório, pela beleza das paisagens que integra e pela diversidade da fauna e da flora. Também o Monte Lovćen merece uma visita, bem como a cidade de Cetinje, com uma zona histórica de enorme beleza, o mosteiro de Ostrog, a Igreja Vlaska, museus, teatros e ainda um conjunto de grutas de enorme interesse turístico, Lipska Pećina. Subindo no território, deparamo-nos com mais um local classificado pela UNESCO, o Parque Nacional Durmitor. As quedas do Rio Tara, os bosques, o Monte Durmitor, os 18 lagos glaciares e os picos montanhosos são as atrações do local. Kolašin e Žabljak são duas das mais importantes cidades desta região, uma das mais visitadas pelos visitantes estrangeiros.
Berane, Plav, Nikšić, segunda cidade do país, ou os bosques extraordinários de Biogradska Gora são mais alguns locais que se destacam no mapa do Montenegro, um dos mais jovens países do mundo que, apesar da posição geográfica complicada, tem conseguido prosperar e atrair visitantes. O seu património histórico-cultural e natural são o seu maior cartão de visitas.
Ver fotos - Europa