Bósnia e Herzegovina

Sarajevo

País resultante da dissolução da Jugoslávia, a Bósnia e Herzegovina (1992) tenta reparar as feridas deixadas pela guerra que assolou os Balcãs entre 1989 e 1990. A guerra civil que se sucedeu mais devastação causou e ainda hoje se encontram marcas profundas no território e na população. 

A UNESCO classificou como Património Mundial dois locais que tiveram que ser reconstruídos depois do conflito. Um deles é a Ponte Mehmed Paxá Sokolović, em Visegrado, que cruza o Rio Drina e é uma obra tipicamente otomana. De grande elegância, a ponte sofreu muitos danos durante a guerra. Na atualidade é conhecida graças ao livro A ponte sobre o Drina de Ivo Andrić. Outra é a Ponte Velha do Centro Histórico de Mostar, que passa por cima do Rio Neretva e para onde saltam muitos jovens. As marcas da guerra em Mostar são ainda patentes nas mesquitas, muitas destruídas ou danificadas nos últimos anos do século XX. No caminho de Mostar até Sarajevo, o cenário é de uma beleza natural incrível, com um rio esmeralda, rodeado de montanhas escarpadas com picos nevados. Chegados a Sarajevo, a capital do país, são vários os locais com interesse, em especial as 73 mesquitas, vários museus, famosos bazares turcos. As Twin Towers ou os mercados e shoppings são marcas da evolução da cidade, que mantém monumentos religiosos de diferentes credos. A Bósnia tem ainda um local de grande interesse, onde se consta que aparece a Virgem Maria. Trata-se de Međugorje, uma vila onde acorrem muitos visitantes, que caminham até à colina das aparições em Podbrdo. Mais dois locais em destaque no país são Jajce, uma cidade medieval com ruas empedradas e velhas casas, situada na estrada que une Sarajevo a Zagreb, e a Norte - Banja Luka, com testemunhos da guerra incríveis, nomeadamente as mesquitas destruídas. Além destas marcas, destaque para as fontes termais e para as muitas árvores e jardins que povoam esta cidade verde. Visoko é mais um local imperdível por ter as famosas pirâmides ocultas, escondidas dentro das montanhas. Proveniente da Idade Media e classificada como Património da UNESCO, a Necrópole de Radimlja, localizada em Stolac. Neste país existem cerca de 60 000 sepulturas e estendem-se por mais algumas regiões da Croácia, Sérvia e Montenegro. Com apenas 20 km de litoral, a Bósnia e Herzegovina tem apenas uma cidade portuária, Neum, com saída para o Adriático. Esta cidade tem atraído visitantes nos últimos anos, tal como outras belezas naturais, nomeadamente os caminhos de montanha de Rakitnica, de onde se pode chegar à zona mais isolada do país, Lukomir, as Cascatas de Kravika, que desaguam numa bela lagoa, ou as montanhas de Čvrsnica. 

Compreendendo a Bósnia (na zona Setentrional) e a Herzegovina (na parte Meridional), o país engloba ainda a República Srpska ou Sérvia (que não se deve confundir com o país de nome Sérvia). Ainda com marcas profundas deixadas pelos conflitos armados, este país dos Balcãs tenta erguer-se de novo e chamar até si turistas que queiram conhecer o património que o seu território preserva, apesar do passado destruidor.

Ver fotos - Europa

Bandeira Bósnia e Herzegovina
  • Bósnia e Herzegovina (BIH)
  • Capital: Sarajevo
  • Região: Europe (Southern Europe)
  • Fuso Horário: +01:00
  • Denominação: Bosnian, Herzegovinian
  • Area: 51 209 km2
  • Fronteira com:
    HRV, MNE, SRB
  • População: 3 531 159
  • Lingua: Bosnian, Croatian, Serbian
  • Moeda: Bosnia and Herzegovina convertible mark
  • Internet: .ba
  • Telefone: +387