A hospitalidade dos vários grupos étnicos, dos santuários de vida selvagem e das bonitas praias não esconde os graves problemas que afetam mais o país da África Ocidental. Independente desde 1961, a Serra Leoa mantém-se entre os países mais pobres do mundo, mais violentos e o que apresenta as mais altas taxas de mortalidade infantil ou de analfabetismo.
Por outro lado, possui uma enorme riqueza em diamantes, ouro e outros minerais de grande valor, o terceiro maior porto natural do mundo (o de Freetown) e a mais antiga universidade da África Ocidental, o Fourah Bay College - é uma das seis pesquisas de Património da UNESCO. É ainda valorizado pela importante tolerância religiosa entre grupos étnicos (com destaque para os Mendes e os Temnes). O clima de instabilidade permanente não é favorável à atividade turística, apesar de o país ter vários locais de interesse, a começar pela capital, Freetown, com saída para o Atlântico. O porto, a Árvore de Algodão , com mais de 500 anos, o Museu de Freetown, o da Serra Leoa, os Paços Portugueses, a Igreja de São João, a Catedral de São Jorge ou a Mesquita Foulha são locais imperdíveis. Com areias douradas, também as praias da capital são espaços a conhecer. Hamilton, Lakka e Luley são os mais famosos, não existindo, ainda assim, grandes infraestruturas de apoio ao turismo. Já fora da capital, outras praias merecem destaque, como é o caso da Península de Turner, como de Sulima (ótimas para a prática de surfe) e as Ilhas Tortuga e Banana, especialmente vocacionadas para atividades como a pesca e o mergulho. Além das praias, a Natureza não poupou a Serra Leoa de outras maravilhas naturais. Destaque para as Montanhas de Loma, a Floresta de Gola e o Lago Santon. A fauna e a flora do país também merecem registo, existindo locais privilegiados para apreciar espécies endémicas. O Santuário de Chimpanzés de Tamgema, as aves selvagens da Ilha de Tiwai, o Parque Nacional Outamba-Kilimi ou o Santuário de Mamunta Mayosso são os mais procurados.
Neste país você pode encontrar pessoas com hábitos muito diversos. Destaque-se a grande mistura de culturas entre os grupos étnicos, normalmente muito fechados. As tradições de cada um são passadas de geração em geração, mas em segredo quase total. Apesar da instabilidade e insegurança que afeta o país, a mistura cultural convida a conhecer a sua Natureza quase única do seu território.
Ver fotos - África