Chamam-lhe o Sol dos Alpes. A Eslovénia (1991) está localizada num local privilegiado do continente, no cruzamento de quatro zonas bem distintas: a região dos Alpes, a região Dinárica, a região de Panónica e a região Mediterrânica. Rodeada pela Áustria, pela Hungria, pela Croácia e pela Itália, a Eslovénia tem ainda uma faixa costeira de 30 km com o Mar Adriático.
Na costa do país há três locais que se destacam: Koper, uma antiga cidade italiana ao longo da Península de Ístria. Antes uma ilha, a cidade está agora ligada a terra e tem como atrações a Torre da Cidade, a Catedral e o Palácio de Praetor. Portorož, o Porto das Rosas, o maior centro turístico do país, graças à sua baía arenosa e às fontes termais. Piran é mais uma pérola na beira do Adriático. Além da praia, destacam-se na região alguns monumentos e a muralha com vista para o mar. Caminhando para Leste, chegamos à região de Idrija, onde se encontra um local Património da UNESCO, partilhado também pela Espanha, a Herança do Mercúrio. Em Idrija, localizam-se as maiores minas de mercúrio do mundo e que funcionaram até aos finais do século passado. Outro local classificado pela UNESCO em território esloveno são as Grutas de Škocjan, um sistema de grutas e passagens subterrâneas, na região do Carso. Outras grutas podem ser vistas na Eslovénia. No coração do país, a capital, Liubliana, cativa pela calma, simpatia e criatividade das pessoas. A Avenida de Viena e a de Trieste são as principais, sendo que as atrações turísticas mais visitadas são o imponente castelo, o Edifício Nebotie Nik, o Teatro Nacional, o Museu Nacional, a Galeria Moderna e o Teatro da Ópera. Este conjunto de monumentos faz de Liubliana uma verdadeira capital cultural. A segunda maior cidade do país está mais a Leste e chama-se Maribor, cidade dinâmica e jovem, Maribor tem como atrativos o parque da cidade, o Castelo, a Sinagoga, a Igreja Franciscana, a mais antiga vinha do mundo, o Memorial do Holocausto e Maribor Island. Mais a Norte, na parte Ocidental do país, os Alpes, onde se encontram as antigas casas palafitas, Ljubljansko Barje, consideradas Património da UNESCO. Realce-se ainda a cidade de Bohinj, com uma bela paisagem e altos picos montanhosos. Em Bled, importante centro turístico, um lago rodeado de vegetação completa a paisagem de rara beleza. Ainda na região próxima dos Alpes, destaque para o Parque Nacional de Triglav, um dos mais representativos no que toca à fauna e flora do país.
Terceiro país mais florestado do continente europeu, apenas atrás da Finlândia e da Suécia, a Eslovénia tem para oferecer não apenas cidades bonitas e com História, mas sobretudo locais onde a Natureza deslumbra. Montanhas, rios, lagos, florestas, grutas, colinas e planícies, fontes termais e as águas salgadas do Adriático juntam-se neste país, com poucos anos de existência.
Ver fotos - Europa