País de fiordes e de verdadeiros tesouros naturais, a Noruega (1905) está localizada na parte Ocidental da Escandinávia e inclui cerca de 150 000 ilhas, muitas desabitadas e ligadas por túneis e pontes. Já várias vezes considerado o melhor país do mundo para viver, a Noruega está dividida em 19 condados, com caraterísticas geográficas e morfológicas bem distintas. A vasta costa Ocidental está preenchida de fiordes estreitos e profundos, montanhas escarpadas e cascatas.
O Norte, menos habitado, é sobretudo famoso pelos fenómenos naturais como o sol da meia-noite e a aurora boreal. O Sul é caraterizado por ilhas rochosas, lagos e praias. A capital norueguesa, Oslo, é uma cidade cosmopolita, mas calma, com vários espaços verdes e uma vida cultural ativa. Os museus do Barcos Viking, de Kon-Tiki, o Histórico, o da Resistência da Noruega e o de Munch são alguns dos mais famosos da cidade, que também conta com belas construções, como a Catedral, o Parlamento, o Palácio Real, a Câmara, com as torres gémeas cor de tijolo, o Castelo e Fortaleza de Akershus ou o Parque Vigeland, com mais de 200 esculturas de bronze e granito. Nos arredores da capital, destaque para a cidade industrial de Drammen, os museus e sepulturas Vikings de Horten, as ruínas e o castelo de Tønsberg, os museus de Sandefjord, o Forte Fredriksten, em Halden e a localidade de Østfold. Ao Sul, o destaque vai para as ilhas de pedra de Sørlandet, os povoados de Stavanger, com a catedral, o museu e o Púlpito de Rocha, a famosa Igreja de Orre, as típicas casas de madeira de Mandal, o importante porto de Larvik ou o forte e catedral de Kristiansand. Na área mais central da costa, destaca-se a segunda cidade do país e uma das mais visitadas, Bergen, uma bela porta de entrada para o encanto dos fiordes do país. Dois deles, a Nordeste da cidade, são Património da UNESCO. Trata-se dos fiordes de Geirangerfjord e o de Nærøyfjord. Em Bergen mais um local classificado pela UNESCO, Bryggen, com 62 edifícios antigamente usados para fins comerciais. O Mercado do Peixe, o Velho Porto, a Igreja de Maria, o Museu Hanseático, o Aquário, a Torre Rosenkranta e as sete colinas que abraçam a cidade são outros pontos de interesse.
Mais a Norte, já no Círculo Ártico, é imperdível o Arquipélago Vegaøyan, Património da UNESCO, com dezenas de ilhas, habitadas por pescadores e agricultores. A beleza da paisagem, aliada à forma como o Homem se adapta às características do meio, transformou este local num dos mais interessantes do país. De grande interesse são também as Ilhas Lofoten, ponto de partida para a observação de baleias, recheadas de belas construções ancestrais e testemunhos da cultura viking. Já no interior do país, o destaque vai para algumas cidades: Kongsberg, Eidsvoll, Heddal, com a maior igreja de madeira do país, ou Geilo e Lillehammer, importantes centros de esqui. Mesmo no Centro do território, há que realçar a cidade mineira de Røros, Património da UNESCO, título também atribuído às Pinturas Rupestres de Alta, ao Arco Geodésico de Struve, um conjunto de triangulações geodésicas, que passa por 10 países, e à igreja de madeira de Urnes, uma obra de grande relevo no que toca às construções arquitetónicas em madeira tipicamente escandinavas, do século X. Chegados ao Norte, destacam-se os povoados habitados pelo povo Sámi, a cidade de Tromsø, uma zona pesqueira, apelidada de Paris do Norte, e o Cabo Norte, chamado de Teto da Europa, localizado na Lapónia Norueguesa. Os Parques Nacionais de Jostedalsbreen, de Jotunheimen e o de Øvre Pasvik, as Cataratas de Vettisfossen são outros locais que valem uma visita numa passagem pela Noruega.
Sem dúvida, um país pacífico e verdadeiramente deslumbrante do ponto de vista natural e cultural. A riqueza da fauna e da flora, o encanto dos lagos e dos estreitos fiordes, as estâncias de esqui, as pequenas povoações e construções que testemunham a história do país estão dispersas pelo vasto território norueguês. Muito bons motivos para voar até ao Norte europeu.
Ver fotos - Europa