É a maior das Repúblicas Bálticas e a que está na posição central. A Letónia (1990) é apelidada de Pérola do Báltico e, de facto, há muito para ver neste país, que também resultou do desmembramento da antiga União Soviética. O país, em termos geográficos, é dominado pelas florestas, que preenchem metade do território, o que tem vindo a favorecer o turismo ecológico. 12 000 rios serpenteiam o país, que tem ainda 3000 pequenos lagos.
Já o litoral é sobretudo pantanoso, com dunas de areia e vários portos. Um dos mais importantes portos do Báltico é o de Riga, a bela capital da Letónia, cujo centro histórico é Património Mundial da UNESCO. A cidade tem a melhor coleção de Art Noveau da Europa e como atrações principais a Catedral Doma, a maior dos países bálticos, o Castelo de Riga, a Igreja de São Pedro, a de São João, a Torre de Pólvora, o Museu de Ocupação da Letónia, o Zoológico, o Palácio da Cultura de Ciência, o Monumento à Liberdade, o canal da cidade e ainda os belos edifícios em madeira, de matriz medieval. A beleza de Riga reside precisamente nesta mistura de Art Noveau e arquitetura que tem como material fundamental a madeira, patente nas ruas estreitas e sinuosas. Uma Nova Riga está agora em construção, com diversos projetos prontos a executar. A construção de enormes edifícios nas margens do Daugava fez, contudo, a UNESCO retirar o título atribuído ao centro histórico da cidade. Um pouco a Oeste da capital, mais uma cidade importante merece visita. Trata-se de Jūrmala, com alguns povoados interessantes, praias rodeadas de bosques e um museu, que atrai anualmente milhares de visitantes. Já a Leste de Riga, a região de Vidžemė, onde se destaca o Parque Nacional com vários castelos a adorná-lo. Sigulda é a mais importante cidade. No Centro, a cidade de Jelgava é a mais interessante, com vários monumentos, entre castelos e palácios, a merecer visita. A região dos bosques, a Oeste, integra a bela cidade de Kuldīga, com vários edifícios dos séculos XVI e XVIII. Talsi, num vale com dois rios, é um local de belas paisagens, assim como as vilas piscatórias na costa do Golfo de Riga. Em Liepāja pode visitar-se o segundo maior porto do país, sendo a cidade de Ventspils uma das mais industrializadas do país. Finalmente a Sudeste, o destaque vai para o Lago Razna, local muito atrativo onde se podem praticar diversos desportos. É também nesta região que se localiza a segunda cidade mais populosa do país, Daugavpils, marcada pelo desenvolvimento industrial.
A Letónia está, de facto, em crescimento, e tem diversos atrativos para que o turismo seja também uma alavanca para esse desenvolvimento. As marcas de um passado viking e soviético podem ser encontradas, sendo a capital uma cidade cosmopolita e cheia de História. Um valioso património que pode ser posto em causa face a um eventual crescimento desenfreado.
Ver fotos - Europa