A Estónia (1991) é um dos territórios que se tornou independente após o desmembramento da União Soviética. É o país báltico mais a Norte, rodeado pelo Golfo da Finlândia, pela Rússia, pela Letónia e pelo Mar Báltico, e ainda pelo arquipélago que integra mais de 1500 ilhas, apenas algumas habitadas.
Coberto por extensas florestas, a Estónia integra ainda 1200 lagos, que conferem uma beleza única ao território. Destaque para o maior lago do país, o Peipus (no extremo Leste) e para um outro lago, o Võrtsjärv, na região Centro-Sul do país. A presença dos lagos, das florestas e dos pântanos resulta numa grande riqueza de fauna e flora, refletida nos 12 parques nacionais. Os parques de Lahemaa, de Soomaa, de Matsalu e a Reserva de Pássaros da Baía de Käina são os mais conhecidos e visitados sobretudo pelos amantes da observação de aves. Da natureza para o património histórico, começamos a conhecer a Estónia pela capital, Talim, no Norte do país. Com o Centro Histórico classificado como Património da UNESCO, a capital é uma típica cidade medieval. As Torres do Porto de Viru, a Câmara, a Igreja gótica, o Museu Medieval, a Igreja e o Mosteiro Dominicanos, a Catedral Ortodoxa Alexsadr Nevsky, o Castelo de Toompera, as Torres da Muralha, o Palácio Maarjamäe ou o Parque Kadriorg são algumas das atrações turísticas da cidade. A acrescentar à lista da UNESCO, de assinalar o Arco Geodésico de Struve, um conjunto de triangulações geodésicas, que passa por 10 países. Continuando a Norte, a paisagem é rochosa com penínsulas e baías cercadas de lagos, cascatas e rios. Destaca-se na região Nordeste o povoado pitoresco de Altja, famoso pela importância arqueológica, e ainda a cidade de Narva, onde se pode visitar o museu, o imponente castelo ou o edifício da Câmara. Descendo para Sul, tem importância a cidade universitária de Tartu, a segunda mais populosa, cosmopolita e moderna do país. As belas colunas da universidade, a Câmara Municipal, os museus Nacional, o de Arte Clássica e o do Observatório Astronómico, o estilo gótico das Igrejas de São João e da Catedral, a Ponte do Anjo são algumas das atrações da cidade, próxima do grande Lago Peipus. Otepää, Colina Suur Munamägi, Pärnu, as ilhas Saaremaa e Hiiumaa são outros belos locais que podemos encontrar numa viagem por este país de verdes paisagens, lagos, castelos, igrejas góticas, fortalezas ou casas pitorescas.
Navegar, nadar, explorar as ilhas ou, pelo contrário, aproveitar o melhor da porção continental, passeando pelas cidades ou, para os mais aventureiros, esquiando os picos mais elevados durante o Inverno são atividades ao dispor dos turistas que queiram conhecer este país, com pouco mais de um milhão de habitantes.
Ver fotos - Europa