Localizada numa zona estratégica, com aldeias na Cordilheira do Cáucaso e praias no Mar Negro, a Geórgia é um país situado na intersecção da Europa com a Ásia, mas mais Europeu que Asiático no que respeita à sua organização, tradições, culturas e gentes. Independente desde 1991, aquando do desmembramento da União Soviética, o país continua a viver dias conturbados, fruto das lutas separatistas, nomeadamente da Abecásia e da Ossétia do Sul.
De aspeto montanhoso, a Geórgia tem como capital Tbilisi, uma cidade desde sempre importante, não fosse ponto privilegiado da famosa Rota da Seda. Com a particularidade de ter lado a lado uma sinagoga e uma mesquita, a capital da Geórgia tem como atrações principais a Catedral de Sameba, a Catedral Sioni, a Praça da Liberdade, a Avenida Rustaveli, a Casa da Ópera e a Igreja da Santíssima Trindade. Batumi, uma cidade costeira, muito populosa e elitista, é outro dos destaques neste país onde o turismo é relevante, constituindo uma estância estival da elite russa. A Geórgia tem inscritos alguns locais considerados Património da UNESCO. O Mosteiro de Gelati, com diversos frescos, pinturas murais e mosaicos são um dos segredos melhor guardados do país. Outro, também de cariz religioso, é o conjunto de Monumentos Históricos de Mtskheta, a capital do Antigo Reino da Geórgia. Igrejas com diferentes caraterísticas marcam esta localidade, plantada junto da confluência de dois rios e que tem uma riqueza artística e cultural ímpar. De grande interesse, ainda, a Catedral de Bagrati, que deve o nome ao primeiro rei da Geórgia unificada. Além do património arquitetónico, destaque para a beleza natural do país, que não vive apenas das imponentes montanhas. Uma paisagem verde repleta de peculiares aldeias fazem também do Alto Svaneti, Património da UNESCO. Trata-se de uma região onde a população pautou a sua vida pela autodefesa. Encontram-se inúmeras povoações onde as casas têm uma espécie de torre de vigia, para proteção de ataques rebeldes. Chazhashi é talvez a aldeia que melhor ilustra esta realidade.
A paz ainda não foi alcançada neste território, em resultado dos conflitos até hoje dotados de grande complexidade, com as gentes da Abecásia e da Ossétia do Sul, territórios de difícil acesso. Porém os habitantes da Geórgia são privilegiados em ter um dos mais belos países, com uma história e uma cultura ímpares, para além de uma paisagem, clima e recursos naturais muito convidativos. Ninguém fica indiferente ao visitar este país.
Ver fotos - Europa