É o país mais montanhoso da América Central, o que apresenta maior índice de pobreza e aquele que, a seguir ao Vaticano, reúne maior número de Católicos (97%). As Honduras (1821) são um país que, para além das suas praias na faixa costeira do Pacífico, e no Mar das Caraíbas, possui uma história rica, com inúmeros vestígios da colonização espanhola e, sobretudo, da civilização Maia.
Copán é o melhor local para apreciar os vestígios de uma das maiores civilizações de sempre. Estelas, pirâmides, a acrópole, um estádio e várias inscrições em rocha são marcas que o tempo ainda preserva e um dos maiores testemunhos da arte mesoamericana antiga, daí ser considerado Património da UNESCO. O mesmo acontece, com a reserva da biosfera do Rio Plátano, onde se podem encontrar várias espécies em extinção e habitantes indígenas. Ambos os locais estão na região mais plana, a Norte do país. Ainda no Norte, encontramos alguns povoados típicos. As cataratas também são frequentes no território das Honduras e as de Pulhapanzak, do Lago Yojoa, são das mais conhecidas. As praias e as fortalezas de Trujillo e a região de Cortés, também com praias e a Fortaleza Colonial de Omoa, são outros pontos de paragem. O mesmo acontece com as três mais famosas ilhas do território: Útila, Roatán e Guanaja, zonas coralinas de uma beleza única. Praias atrativas também se podem encontrar na zona Oeste do país, com saída para o Oceano Pacífico. A região de Choluteca, já a Sul, merece também uma visita pela beleza da arquitetura colonial que ainda mantém. Yucatán, um reduto colonial espanhol, também está na rota das visitas obrigatórias. O mesmo acontece com a cidade montanhosa de El Espino. Mais ao centro, numa zona montanhosa, encontramos a capital do país, Tegucigalpa, uma cidade entre duas montanhas. Unida por várias pontes, a cidade tem como atrativos principais a Catedral de São Miguel, a Estátua de Francisco Morazán, as Igrejas de los Dolores, do Calvário e de São Francisco, o Teatro Nacional, o Monumento à Paz, o Cerro Juan Laínez e um conjunto vasto de parques, que inclui o da Liberdade, o La Concordia, o El Obelisco e o La Leona.
A cerca de 30 km da capital, há que visitar a região de El Zamorano, um vale famoso, onde se pode desfrutar as belas Cascatas de São Matias, mais um tesouro entre os muitos que se podem encontrar nas Honduras.
Ver fotos - América