El Salvador (1821) é o menor país da América Central e o único da região que não é banhado pelo Mar das Caraíbas. Tem um interior montanhoso, onde se encontram cerca de 25 picos vulcânicos, alguns em atividade. A zona costeira, banhada pelo Oceano Pacífico é um local privilegiado. As suas praias são sobretudo apreciadas pelos surfistas, graças às ondas elevadas.
O seu território está coberto de construções de tipo religioso. As cidades antigas, bem como os vestígios do povo Maia são outras relíquias que o país preserva, sobretudo na zona de Chalchuapa, em Tazumal, conhecida como terra das maravilhas. Aqui podem ser vistas construções da cultura Maia, e observar também as ruínas de Chihuatán, Tehuacán e Quelapa, ou também Terraças, com os seus túmulos e galerias em bom estado de conservação. A não perder, o bosque impossível, uma das zonas onde a fauna e a flora do país pode ser melhor apreciada, a ponta do diabo, uma janela formada por duas formações rochosas, com vista privilegiada para o bosque, os povoados de Perquín, San Fernando e El Poy, o Parque Natural do Cerro Verde ou o Lago de Coatepeque. San Salvador é a capital e maior cidade de El Salvador. Protegida pelo Vulcão Quezaltepec, a cidade mistura edifícios da colonização espanhola com prédios bem modernos. A Estátuta de O Salvador do Mundo, símbolo nacional, a Praça Gerardo Barrios, a Praça da Liberdade, a Praça Morzán, o Teatro Nacional, El Rosário, o Jardim Botânico La Laguna e os três mercados principais (Quartel, Central, e o de Artesanatos), são as principais atrações desta cidade. Santa Ana, com as suas ruínas, as estátuas de mármore e edifícios coloniais e os jardins com flores de todas as espécies (que integra a Rota das Flores, um dos percursos turísticos mais apreciados), e São Miguel, a cidade principal da zona Oriental do país, onde se encontra o Vulcão Chaparrastique e numerosos hotéis, são mais duas cidades que merecem uma visita. Outro tipo de beleza pode ser encontrada neste país, também conhecido pela terra das joias. Aqui existem joias de muitas espécies, arquitetónicas, naturais, vulcânicas e arqueológicas. A Joya do Cerén é a uma joia Património da UNESCO. Trata-se de uma comunidade agrícola do ano 600, que foi totalmente devastada pela erupção de um vulcão. Os vestígios da cidade estão preservados e são um importante testemunho do quotidiano de outros tempos.
Um quotidiano recheado de festividades e música, um passado histórico com marcas notáveis, os vestígios Maia e as paisagens vulcânicas, as caminhadas, o campismo ou o surf são algumas das riquezas e atividades que este país oferece.
Ver fotos - América