Um país ainda jovem, a Namíbia (1990) caracteriza-se pelas paisagens desérticas e riqueza de espécies animais e de plantas que povoam o território. O Deserto do Namibe, junto à costa, e o Kalahari, no interior, identificam este país, que se liga ao Rio Zambeze através da estreita Faixa de Caprivi. Constituída por 13 regiões, a Namíbia tem na cidade de Windhoek a sua capital.
O país integra uma das maiores concentrações de desenhos rupestres do continente africano. Este local arqueológico, Twyfelfontein, localizado na região do Kunene, é considerado Património da UNESCO, desde 2007. A juntar à arte rupestre, o local conta ainda com abrigos feitos em rocha. Por todo o território da Namíbia existem parques e reservas naturais, onde os safaris são uma constante e onde se podem observar várias espécies de animais. O Parque Etosha é um desses exemplos. Elefantes, leões, leopardos ou búfalos são algumas das espécies que podem ser observadas. O mesmo acontece no Parque Naukluft, repleto de dunas, penhascos e pequenas lagoas, na época das chuvas. Outro ponto de interesse é Sossusvlei, com as suas dunas avermelhadas. Na costa do país, é imperdível uma passagem pela Costa dos Esqueletos, local onde se encontram vários ossos de baleias e de focas e onde se podem observar algumas embarcações naufragadas.
Na zona costeira, realce-se ainda Swakopmund, uma estância popular entre o Atlântico e o Deserto do Namibe, com marcas da presença alemã no território. Também na costa, uma chamada de atenção para Cabo da Cruz, a maior reserva de focas da costa Sul de África. Mas os tesouros da Namíbia não se esgotam. Uma mistura de cores fascinantes pode ver-se em Brandberg, também conhecida como Montanha de Fogo. A grande fenda do desfiladeiro do Rio Fish é outro ponto de paragem obrigatório, bem como Damaraland, com belas paisagens marcadas pelos cursos de água, que serpenteiam as rochas de granito. As Cataratas de Epupa, na fronteira com Angola, são outro destino turístico de eleição. Walvis Bay é mais uma reserva natural a não perder. A região, que é maior produtora de sal do continente, tem ainda a particularidade de acolher, por altura do Verão, 80 000 aves, num espetáculo fascinante para os amantes da ornitologia. No Parque Natural Kaokoland, onde existem várias aldeias Himbas, pode-se observar o modo de vida de algumas tribos que ainda ali vivem.
Os costumes ancestrais e os rituais que mantém mostram que, embora jovem, a Namíbia ainda conserva costumes bem antigos e que o passar do tempo não apagou. Por outro lado, a fauna e a flora do país, têm sido responsáveis pelo crescimento exponencial do ecoturismo e da caça desportiva, permitida em algumas regiões.
Ver fotos - África