Negara Brunei Darussalam (1984), vulgarmente conhecido por Brunei, integra dois territórios separados pela Baía do Brunei. Está localizado no Sudeste Asiático, na costa Norte da Ilha de Bornéu, partilhando a fronteira com a Malásia. Considerado um dos mais pequenos e opulentos países do mundo, fez coincidir o seu enriquecimento com o início da exploração petrolífera em 1929. Atualmente, além do petróleo, produz gás natural, importantes fontes de riqueza do sultanato.
São quatro as regiões que integram o país, Belait (que ocupa 50% do território), Brunei e Muara, onde se situa a capital Bandar Seri Begawan, Temburong e Tutong. Este Estado é governado de acordo com a filosofia nacional da Monarquia Islâmica Malaia, misturando tradições Malaicas com o Islamismo. Grande parte da população habita nas Kampung Ayer, grandes aldeias palafitas com mais de 1300 anos, consideradas por muitos como a Veneza do Oriente. São um emaranhado urbano de casas, pontes e canais, essência do Brunei e um dos mais importantes centros de comércio da Ilha do Bornéu. As suas gentes são hospitaleiras e salta à vista o colorido dos seus trajes. As mulheres, seguindo a tradição islâmica, usam véus e burkas de tecidos coloridos e os homens optam por cores menos exuberantes, usando um turbante em ocasiões festivas. O Brunei é também um país de contrastes, em que encontramos edifícios modestos junto de casas recheadas de ouro. A capital do país é exemplo disso. A residência onde habita o Sultão, a grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin, é um imponente edifício onde ressaltam as torres douradas, sendo considerada uma das maiores atrações turísticas da cidade. Outro local imperdível é a Mesquita Jame'Asr Hassanil Bolkiah, uma das maiores e mais ricas da Ásia. A beleza do exterior enche os olhos, mas também no interior o edifício parece saído de um sonho, onde o mármore, as folhas de ouro e as formas geométricas dominam. Há outras mesquitas importantes no território e que valem uma visita, como a localizada na cidade costeira de Seria, onde também existem belas praias. As praias ensolaradas de extensa areia branca, Muara e Serasa, fazem parte dum património natural que culmina com a grande floresta húmida do parque natural de Ulu Temburong. Já no século XVI, as maravilhas exóticas desta região foram descritas pelos primeiros exploradores europeus, portugueses e espanhóis, que ficaram encantados com a diversidade e beleza da flora e fauna da ilha.
Quem se quiser encantar, há hoje outros parques e reservas naturais a assinalar. Um deles é Palau Ranggu, onde se podem avistar os macacos-narigudos, espécie endémica do país. As reservas florestais de Peradayan, Labi ou Andulau são outros bons locais para admirar a beleza natural do Brunei, um país em que se mistura de forma surpreendente a natureza com as cidades movimentadas e as mesquitas opulentas, onde o luxo salta à vista.
Ver fotos - Ásia