Embora seja o segundo menor país da América do Sul, o Uruguai (1828) é um dos mais desenvolvidos do continente. Com apenas uma fronteira terrestre com o Brasil, o país é banhado pelo Atlântico, tendo o estuário do Rio da Prata como ponto fundamental da geografia, da demografia e da economia do país. Com 1,8 milhões de habitantes, Montevidéu é a capital do Uruguai e um dos principais destinos turísticos.
Cidade moderna, com um estilo cosmopolita, Montevidéu tem o porto mais avançado da América do Sul e uma bela marginal ao longo da baía. Espaços verdes, museus, atividades culturais e muita animação fazem desta uma cidade bem interessante. O Teatro Solís, a Praça de Entrevero, a Avenida Libertador, a Râmbola, a Avenida 18 de Julho, o Museu Gaúcho, as Casas Lavalleja e Rivera, a Praia dos Pocitos, a Catedral Metropolitana ou a chamada Cidad Vieja, em que se destacam os edifícios com caraterísticas da arquitetura colonial, são os principais atrativos da cidade. A Oeste de Montevidéu, há um ponto de paragem: Colónia do Sacramento, um dos melhores exemplos daquela que foi a disputa do território junto ao Rio da Prata entre portugueses e espanhóis. A arquitetura ainda está bem preservada e é uma mescla dos estilos português, espanhol e pós-colonial. As fortificações, as ruínas do Convento de São Francisco Xavier, o Farol ou a Rua dos Suspiros integram esta cidade, cujo centro histórico é Património da UNESCO. Também classificada, e localizada junto à fronteira com a Argentina, encontra-se Fray Bentos, uma cidade que integra um complexo industrial ligado ao processo de produção de carnes à escala global. Num país em que as marcas indígenas estão muito diluídas, há mais dois destinos a destacar. Punta del Este, no extremo Sudeste do país, com belas extensas praias e muita animação, o Museu do Mar, o Farol e o acesso à Ilha Gorritis. Ainda nesta região, em Punta Ballena, situa-se a conhecida Casapueblo, uma estrutura arquitetónica com características muito peculiares, atualmente a funcionar como hotel e museu. A 300 km de Montevidéu, mais um local a destacar: Punta del Diablo, um local misterioso, cheio de lendas de naufrágios, também recheado de praias calmas e inserido no parque nacional de Santa Teresa. Cabo Polonio é mais um sítio imperdível, uma bela estância balnear com três ilhas onde se vislumbram facilmente leões-marinhos: La Rosa, La Encantada e Le Islote. Com uma paisagem singular, onde as dunas marcam presença, o local é mais uma prova da diversidade do país, também repleto de fontes de águas termais.
A proximidade do Brasil e da Argentina e o facto de se localizar no estuário do grande Rio da Prata tornaram o país apetecível. Hoje, a História, a cultura e as praias do país continuam a fazer do Uruguai um ótimo local para conhecer.
Ver fotos - América