Equador

Quito

Cortado ao meio pela linha que divide o mundo em dois hemisférios, o Equador (1822) é um dos menores países da América do Sul e um dos poucos que não faz fronteira com o Brasil. A sua paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido Norte -Sul, onde está localizada a capital, Quito. A Leste dos Andes, cerca de 1/4 do território está integrado na bacia amazónica. A Oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da Costa Sul-Americana do Pacífico. 

Quito, a capital, foi fundada sobre uma cidade Inca em ruínas. O centro histórico da cidade é um dos mais bem preservados da América, onde vários mosteiros e edifícios com marcas da influência italiana, espanhola e indígena, fazem desta cidade Património da UNESCO. Numa das encostas do Vulcão Pichincha, a cidade tem como principais atrações o teleférico, com acesso à Cruz Loma, as igrejas coloniais, as praças da Independência e de São Francisco, os parques verdes e os muitos museus. A poucos quilómetros encontramos o monumento mais visitado do país, o Ciudad Mitad del Mundo, que marca a linha do Equador. Otavalo com o seu mercado, Vale dos Chillos, Ibarra, Riobamba são cidades a conhecer nas proximidades de Quito que, apesar de capital, não é a maior cidade do país. Esse título cabe a Guayaquil, nas margens do Guayas. Templos e igrejas marcam esta cidade, com um porto de mar, casas de estilo colonial, favelas, praças famosas e o Bairro das Peñas. Outra cidade imperdível é Cuenca, na região dos Andes, onde podemos encontrar vestígios do povo Inca. O centro histórico da cidade é Património da UNESCO. Santo Domingo, com ruas animadas e mercados, e Machala, a cidade do ouro, são mais dois pontos de paragem obrigatório. A diversidade geográfica do país originou um sem número de parques naturais, onde encontramos espécies animais e vegetais, vulcões ainda ativos e picos cobertos de neve. Cajas, Podocarpus, Ilinizas ou Cotopaxi  são alguns dos parques mais visitados. Outro de grande importância é o Parque Sangay, Património da UNESCO. Trata-se de um parque muito diverso, que integra desde o vulcão ativo Sangay, glaciares e bosques húmidos, mantendo várias espécies em risco de extinção. Atacames, perto de Esmeraldas, a Baía de Carquez, Porto Velho e Porto Cayo são alguns dos locais onde se encontram praias na faixa costeira, a Norte. A Sul, as principais praias estão localizadas na Península de Santa Elena ou em Porto Bolívar.

Neste país repleto de parques, florestas, picos e vulcões, é impossível falar de beleza natural sem falar das Galápagos, onde se encontram um dos mais ricos ecossistemas do planeta. Nas 19 ilhas de origem vulcânica vivem uma diversidade imensa de espécies, nomeadamente, as famosas tartarugas. Inspiração de Darwin, na definição da Teoria da Evolução, as Galápagos têm em Puerto Ayora (ilha de Santa Cruz), um dos locais mais visitados.

Ver fotos - América

Bandeira Equador
  • Equador (ECU)
  • Capital: Quito
  • Região: Americas (South America)
  • Fuso Horário: -06:00, -05:00
  • Denominação: Ecuadorean
  • Area: 276 841 km2
  • Fronteira com:
    COL, PER
  • População: 16 545 799
  • Lingua: Spanish
  • Moeda: United States dollar
  • Internet: .ec
  • Telefone: +593

Galerias