Situada nas Caraíbas e com excelentes praias, a Ilha de Santo Estáquio, situada nas Caraíbas, é um dos Municípios especiais dos Países Baixos, tal como Saba e Bonaire. As Ilhas de Aruba, Curaçao e Sint Maarten são três territórios constituintes do Reino dos Países Baixos. Estas 6 ilhas faziam parte do grupo das então denominadas Antilhas Holandesas, sob o domínio dos Países Baixos até 2010 e encontravam-se geograficamente divididas em dois grupos: as ilhas do Norte - Sint Maarten, Santo Eustáquio, Saba e, as ilhas do Sul, conhecidas vulgarmente por ABC - Aruba, Bonaire e Curaçao, na costa da Venezuela.
Esta ilha foi avistada por Cristovão Colombo em 1493 e reclamada por diversos países durante os 150 anos seguintes. Em 1636, foi colonizada pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. A ilha foi, também, a sede de um dos primeiros assentamentos judaicos no Novo Mundo, que remonta ao século XVIII. A sua capital, Oranjestad, é uma cidade portuária dividida em duas partes: a zona Baixa, ao longo da zona marítima, com ruínas da era colonial, a melhor praia da ilha e o porto, e a zona Alta, com um núcleo histórico restaurado, e o principal centro comercial e residencial da cidade. A atração histórica com maior destaque em Oranjestad é o Forte Oranje, que remonta ao século XVII, mas ainda bem conservado. Está situado no centro da cidade com vista para a zona marítima. Perto encontra-se um museu, as ruínas de uma das mais antigas sinagogas, bem como um cemitério judeu. A parte histórica da cidade inclui, ainda, uma antiga igreja de origem holandesa, construída em 1755, que se encontra parcialmente em ruínas (a torre sineira é um conhecido miradouro), várias residências de mercadores do século XVIII e casas de madeira de estilo colonial, restauradas. Algumas ruínas de antigos edifícios junto à costa, agora submersos, podem ser exploradas através de mergulho. Outra das principais atrações é um vulcão ativo no Monte Mazinga com a cratera de Quill, para além, das suas belas praias.
Uma ilha de simpatia, um autêntico repositório de história colonial, uma reserva ecológica, um paraíso de praias de águas azul turquesa. Tudo o que um visitante tem direito e merece.