Saint-Barthélemy, oficialmente Coletividade de Saint-Barthélemy, é um território francês, com 21 km2, envolvendo a ilha principal e outras pequenas ilhotas. Também conhecido por Saint-Barts, é um dos quatro territórios das Antilhas francesas: Martinica, Guadalupe, Saint-Martin e Saint-Barthélemy. De referir que foi uma colónia sueca durante mais de 100 anos. A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493 e recebeu esse nome para homenagear Bartolomeu, o irmão do descobridor.
Esta ilha perdida na imensidão do Mar das Caraíbas, a Sudeste de Saint Martin e Anguilla, é um verdadeiro paraíso de milionários. A lista de ricos e famosos que têm propriedades ou passam férias por aqui é extensa, atraída pela mistura da beleza das Caraíbas e da sofisticação europeia. Tem praias muito frequentadas e outras completamente isoladas. As mansões e os hotéis de luxo estão espalhados por todo lado, mas também tem uma cidade com traços suecos, restaurantes de cozinha francesa e outros muito simples e acessíveis. Os vestígios da presença sueca são visíveis na arquitetura, mas o idioma, a cultura e a culinária são franceses. A capital e principal cidade da ilha é Gustávia. O seu nome foi atribuído em homenagem ao rei Gustavo III da Suécia. Possui um interessante porto, sempre repleto de barcos e iates, além de lojas e restaurantes, e um museu municipal, onde se podem observar fotografias fascinantes sobre a história da ilha. A Este da capital na Baía de Saint Jean, encontramos Nikky Beach, uma famosa estância exclusiva. Mas praias de Saint-Barts são todas diferentes, com algo em comum, são todas paradisíacas, de areia branca, cercadas por um mar azul turquesa deslumbrante, ricas em fauna submarina e protegidas pelos corais. As mais procuradas são: La Petite-Anse, Anse des Cayes, Colombier, Shell Beach e Corossol. O desenvolvimento da ilha é relativamente recente, ainda com poucos hotéis e relativamente poucos habitantes. Algo curioso, das cerca das 8000 pessoas que vivem na ilha, 3000 são portugueses, oriundos do Norte de Portugal. Saint-Barts é ideal para quem quer experimentar um pouco da atmosfera encontrada nas pequenas cidades da costa francesa. Caminhar, passear de barco e mergulhar são programas indispensáveis.
Esta pequena ilha do Mar das Caraíbas é um paraíso onde se vive e respira requinte e glamour. Onde se pode deliciar e mergulhar num mar de águas transparentes, vislumbrar os luxuosos iates e quiçá cruzar com alguma celebridade. Onde se podem apreciar as paisagens sofisticadas, as montanhas cobertas por uma vegetação exuberante e as ondas que batem com suavidade contra as rochas negras dos recifes de coral. Onde tudo merece uma atenção e um desfrute muito especial.
Ver foto