Situada no Mar das Caraíbas, Saint Martin, é um território francês integrado na COM (coletividade ultramarina), fazendo parte da União Europeia. Compartilha a ilha a Sul, com Sint Maarten, pertencente ao Reino dos Países Baixos. A área da ilha na parte francesa é de 53 km2. Anguilla, a Norte e Saint-Barthélemy, a Sudeste, são as ilhas vizinhas mais próximas.
Embora haja traços arqueológicos que remontam a 4000 A.C. as marcas mais visíveis referem-se a 1493, data que Cristóvão Colombo aportou nesta ilha. A principal cidade e capital, Marigot, é um lugar com charme, casas coloniais, muitos restaurantes e movimentados mercados de produtos agrícolas e artesanato. Uma subida a pé até ao Forte Louis onde se pode apreciar a cidade e até avistar a ilha de Anguilla, é um excelente ponto de partida para explorar a ilha e as suas belas praias. Devido à facilidade de encontrar restaurantes famosos também nas proximidades, em Grand Case, considera-se que Saint Martin oferece a melhor comida das Caraíbas. O litoral da ilha é recortado por diversas baias com dezenas de praias de areia branca, embora algumas com seixos. Há muitas lagoas de água salobra, como Étang aux Poissons, Simpson Bay, Étang Chevrise e Salines, que se formaram no fundo de baías por barreiras de areia. O restante do litoral apresenta falésias abruptas e o relevo é montanhoso, sendo o ponto mais elevado o Pico Paradis, com 414 m de altitude. A estrada principal contorna a ilha pela costa, para evitar as colinas. Existem dois portos que permitem ligações marítimas com as ilhas de Anguilla e Saint Barthélemy. Há também dois aeroportos, um internacional - Princess Juliana, em Sint Maarten, e um regional - Grand Case L’Esperance, apenas para pequenas aeronaves, em Saint Martin.
Esta ilha alberga estâncias balneares movimentadas e enseadas desertas. É também conhecida pela cozinha de fusão, pela vibrante vida noturna e pelas lojas isentas de impostos. Sem dúvida, uma ilha imperdível!