No meio do Atlântico Sul, e com 122 km2, Santa Helena encontra-se a mais de 1300 km da Ilha de Ascensão e a mais de 2400 km de Tristão da Cunha. Estas três ilhas pertencem ao Território Ultramarino Britânico - Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, o segundo mais antigo dos Territórios Ultramarinos Britânicos, a seguir às Bermudas.
Importante ponto de paragem dos navios que faziam as viagens da Europa para a Ásia e para África, este território tornou-se sobretudo conhecido depois de acolher Napoleão Bonaparte de 1815 até à sua morte em 1821, naquele que foi o seu segundo exílio. A Casa Longwood e o túmulo original do Imperador dos Franceses são os locais mais visitados pelos turistas da ilha. O turismo é um setor em crescimento em Santa Helena. Até à pandemia, foi registado um crescimento de 12% por ano, percentagem a que não está alheia a abertura do tráfego aéreo comercial em 2017. Além do aeroporto, também o Porto de Rupert’s Bay é porta de entrada dos cruzeiros e iates que trazem a este território visitantes curiosos com a diversidade paisagística de Santa Helena e com a riqueza da fauna e flora da região. São várias as espécies endémicas de aves e de plantas nas várias ilhotas e rochedos que preenchem os escassos 122 km2 de Santa Helena. A observação de aves, o mergulho, as excursões pela natureza e a possibilidade de nadar com tubarões são exemplos de atividades que podem ser realizadas pelos visitantes da ilha que tem como capital Jamestown. Situada na costa Noroeste, a capital deste território está ladeada por penhascos íngremes. A Escadaria de Jacob, que ligava a cidade ao antigo Forte de Ladder Hill, o Museu e a Rua Main, um dos exemplos melhor conservados da arquitetura georgiana no mundo, são pontos de visita obrigatórios. As três igrejas anglicanas da ilha e a única católica (a do Sagrado Coração) também são locais a visitar, assim como o Castelo e o mercado local.
Além do turismo, a pesca do atum, a venda de selos e o setor público são as atividades económicas principais de um território que ainda depende em larga escala do apoio do Reino Unido. Curioso ainda o facto de Santa Helena ser o local onde se produz o mais caro café do mundo e o mel mais puro.
Ver fotos - Outros Territórios