Descoberta por Cristóvão Colombo em 1493, a Ilha de Saba, situada nas Caraíbas, é um dos Municípios especiais dos Países Baixos, tal como Santo Eustáquio e Bonaire. As Ilhas de Aruba, Curaçao e Sint Maarten são três territórios constituintes do Reino dos Países Baixos. Estas seis ilhas faziam parte do grupo das então denominadas Antilhas Holandesas, sob o domínio dos Países Baixos até 2010 e encontravam-se geograficamente divididas em dois grupos: as ilhas do Norte - Sint Maarten, Santo Eustáquio, Saba e, as ilhas do Sul, conhecidas vulgarmente por ABC - Aruba, Bonaire e Curaçao, na costa da Venezuela.
Ao visitarmos a minúscula ilha de Saba, encontramos na sua capital The Bottom, diversos edifícios de traça colonial construídos em madeira. A beleza natural da ilha é propícia à prática de desportos náuticos, entre eles, o mergulho. As poucas praias aqui existentes são bonitas e tranquilas, propícias à prática de desportos náuticos, entre eles, o mergulho. Com uma área de 13 km2, aproximadamente, tem o seu ponto mais alto o Monte Scenery, com 887 m de altitude, um vulcão ativo cuja última erupção ocorreu em 1640. Este acidente geográfico é o ponto mais alto do Reino dos Países Baixos e, desde a dissolução das Antilhas Holandesas em 2010, o ponto mais alto dos Países Baixos. Esta ilha possui uma rica e densa vegetação na maior parte do seu território e grandes paredões rochosos. Um pormenor interessante é o facto do aeroporto que serve a ilha, com uma pista de 400 m, próximo a um precipício rochoso, ser considerado um dos mais perigosos do mundo.
Gentes hospitaleiras, edifícios coloridos e o azul do mar são a imagem de marca de mais esta ilha das Caraíbas, onde as festividades são parte integrante do quotidiano dos seus habitantes.