A ilha Norfolk, é uma pequena ilha no oceano Pacífico localizada entre a Austrália, a Nova Zelândia e a Nova Caledónia, na Oceânia. Em 1913 foi integrada no governo da Austrália, na qualidade de território ultramarino. Com 34,6 km² de superfície, é uma ilha de origem vulcânica, com um clima subtropical. O pinheiro-de-norfolk, representado na bandeira, é uma árvore com origem nesta ilha e muito popular na Austrália.
Até à chegada do explorador inglês James Cook, em 1774, não qualquer registo de população na região. A partir de então a ilha começou a ser colonizada com colónias de condenados. A capital da Ilha é Kingston, a localidade mais populosa seja Burnt Pine. Na capital pode passear e apreciar o conjunto de edifícios penais originais existentes na área histórica de Kingstown e Arthurs Vale, proporcionando uma visão do passado. Aqui, inevitável não visitar “o lugar do condenado”, Património Mundial da UNESCO. Também pode ir conhecer cemitério dos condenados ou explorar os quatro incríveis museus existentes na capital. O local histórico também é uma plataforma perfeita para observar as estrelas. Depois de reviver a história da ilha, se for apreciador da modalidade, aproveite para jogar uma partida de golfe num dos únicos campos do mundo localizado num local considerado Património Mundial. Também quem visita a ilha pode nadar e mergulhar nas bonitas praias de areia dourada em Emily Bay Lagoon, uma lagoa do Parque Marinho protegida por um recife e com águas perfeitamente claras, quase nenhuma onda, e repleta de corais e peixes coloridos, o que a torna ideal para um banho ou um mergulho com snorkel. Em Anson Bay, pode explorar a natureza nos Parques Nacionais e nos Jardins Botânicos. Embora pequena, em grande parte da ilha existem parque naturais, colinas verdes e pinheiros da Ilha Norfolk.
As encostas ondulantes e cobertas de pinheiros da Ilha escondem um segredo dramático. Esta mancha no oceano que já foi a colónia penal mais notória da Austrália, atualmente é mais conhecida pelo seu cenário deslumbrante, pelas praias isoladas e de águas transparentes, e pelos residentes orgulhosos de um legado histórico marcante mas muito bem preservado.