Chamam-lhe a Ilha Esmeralda das Caraíbas, pelas paisagens verdejantes e pela herança irlandesa. Montserrat faz parte das Pequenas Antilhas, nas Índias Ocidentais, e tem 102 km² e 40 km de costa. Embora pequena, a ilha alberga uma enorme riqueza natural, sendo habitat de plantas exóticas e animais raros. As atividades ligadas à observação e exploração da natureza são, por isso, rainhas neste território das Caraíbas.
O vulcão Soufrière Hills é a maior atração e, em simultâneo, o maior obstáculo na vida desta ilha. Embora se julgasse adormecido, entrou em erupção em 1995, destruindo a faixa Sul da ilha, incluindo a antiga capital Plymouth e o aeroporto. Todos os edifícios ficaram soterrados e ainda hoje se podem observar muitos deles enterrados nos depósitos de lava, que pintam de negro grande parte da ilha. Foi criada uma zona de exclusão pela ameaça vulcânica e grande parte da população mudou-se para o Norte. Embora haja zonas que podem ser visitadas, na maior parte do Sul da ilha não se pode circular. Uma vista privilegiada do vulcão, que está a 914 m de altitude, é assegurada a partir do Observatório Vulcânico, que oferece uma informação variada sobre a erupção que veio mudar o rumo da ilha e dos seus habitantes. Uma das grandes alterações teve a ver com a mudança da capital. Os edifícios governamentais migraram para Brades, no Noroeste. Atualmente está a ser construída uma nova cidade, em Little Bay. Porto Diana (em homenagem a Diana de Gales) ou St. Patrick são nomes apontados à capital em construção. Além do impacto demográfico, a atividade vulcânica veio atentar também contra a economia de um território que vive essencialmente da emissão de selos, da pesca e do turismo. Também este sofreu um revés, com a erupção de 1995. No entanto, o nascimento de uma Pompeia dos tempos modernos veio atrair outro tipo de visitantes e cientistas de todo o mundo.
Além do vulcão, os bosques tropicais, as cascatas e as fontes termais pintam Montserrat, que tem ainda para oferecer belas praias, onde a prática de desportos aquáticos é rainha. Woodlands, com as suas areias negras, Isle Bay e Little Bay são algumas praias obrigatórias numa visita à Pompeia do Caribe.