Os Estados Unidos (1776) são o quarto maior país do mundo em área, o terceiro em população e o segundo a nível económico. Também é considerado um dos países com maior biodiversidade, dado a sua paisagem variar de região para região. Os Estados Unidos possuem florestas temperadas na costa Leste, florestas húmidas temperadas no Noroeste na costa do Pacífico, pantanais na Florida, grandes planícies e o sistema fluvial do Mississippi-Missouri na região central, as Montanhas Rochosas a Oeste e desertos no centro Sul. As regiões árticas ao Norte do Alasca e as ilhas vulcânicas do Havaí aumentam ainda a sua diversidade geográfica e climática.
De Este para Oeste, deparamo-nos com os estados do Médio Atlântico: Nova Iorque, Nova Jersey e Pensilvânia. Nova Iorque é o terceiro estado mais povoado do país e um dos mais visitados, graças à cidade homónima. Não sendo capital do país, mas muitas vezes chamada de capital do mundo, Nova Iorque atrai milhares todos os anos. A Estátua da Liberdade (Património da UNESCO e eleita como uma das finalistas das 7 maravilhas do mundo moderno), o Empire State Building, a Quinta Avenida, Times Square ou o Central Park são algumas atrações da cidade que nunca dorme. Densamente povoado, o estado de Nova Jersey tem o segundo porto mais movimentado do país e a cidade de Newark. A Pensilvânia é um estado voltado para a alta tecnologia e tem como cidades principais Pittsburgh e Filadélfia, onde foi assinada a declaração da independência do país, o Independence Hall, considerado Património da UNESCO. Seguindo para a Nova Inglaterra, chegamos a Maine, o mais oriental dos estados, repleto de florestas, também comuns ao vizinho Vermont. Com belas formações rochosas a ilustrá-lo, New Hampshire é também um estado com pouca população. Com mais de 1300 lagos encontramos Massachussetts, um pequeno estado, mas muito populoso. Boston é a cidade principal, onde se localizam algumas das mais importantes universidades do mundo, como Harvard ou o MIT. A Baía de Long Island e as quedas de água do Rio Connecticut são as atrações dominantes do estado com o mesmo nome. Rhode Island, o mais pequeno dos estados, cujas cidades principais são Providence e Warwick. Em torno da capital do país, mais quatro estados a visitar: Maryland, com as belas cidades de Annapolis e Baltimore, o estado de Delaware, de grande importância financeira, West Virginia, palco de uma importante rede de ferrovias, e Virginia, que tem como capital Virginia Beach, um importante centro turístico. Na Virginia encontra-se mais um local classificado pela UNESCO, Monticello, antiga casa de Thomas Jefferson e uma Universidade em Charlotte Ville, desenhada pelo antigo presidente. Nesta região encontra-se ainda o único Distrito Federal do país, Washington DC, capital dos Estados Unidos. A Casa Branca, o Capitólio, o Pentágono ou a Biblioteca do Congresso são locais imperdíveis na cidade que comanda o país.
Caminhando mais para o Interior do país, deparamo-nos com a região dos Grandes Lagos, que constituem o maior grupo de água doce do mundo. Um ecossistema ímpar e uma paisagem de rara beleza caraterizam os estados onde estes lagos se revelam, como é o caso de Minnesota, Winsconsin Illinois, onde se localiza uma das cidades mais visitadas do país, Chicago. Springfield é outra cidade, um local de grande importância histórica, o sítio histórico de Cahokia Mounds, restos de uma antiga cidade indígena, com 120 montes de terra, que tornam a paisagem única. Já Indiana é um estado muito voltado para a agropecuária, a manufatura, mas que integra também belas cidades como Indianópolis. Já o Michigan detém a capital da indústria automobilística, Detroit. O estado de Ohio foi berço de vários presidentes norte-americanos e tem nas ilhas do Lago Eire a sua maior atração. Descendo no mapa, chegamos a um grupo de estados caracterizados por fazendas e uma grande mistura cultural, como é o caso do Arkansas e Louisiana, onde se localiza Nova Orleães, a capital do Jazz e dos Blues, e o porto mais movimentado do país. Pequenas cidades recheiam a paisagem do estado do Mississípi, vizinho do Tennessee, que tem como pontos atrativos Nashville, a capital da música country, e Memphis, onde se encontra a Casa Museu de Elvis Presley. Também aqui encontramos o Parque das Grandes Montanhas Fumegantes, uma região montanhosa com grande abundância de água, considerada Património da UNESCO. Alabama é mais um dos estados da região, vizinho de Kentucky, berço do Parque da Gruta Mommoth, repleto de cavernas, grutas e túneis naturais de rara beleza. Já com faixa costeira, as duas Carolinas, a do Norte, com recifes de coral perto da costa, e a do Sul, que mistura praias, lagos e pântanos. Finalmente, a Geórgia reveste-se de grande beleza natural, tendo também uma cidade de destaque, Atlanta, palco dos Jogos Olímpicos de 1996, palco do Mundo Coca-Cola e do maior aquário indoor do mundo. Mesmo no Sudeste do país situa-se a Florida, um estado que é uma verdadeira mescla de gentes, sobretudo notória na cidade de Miami, com as suas belas praias e vida noturna agitada. Orlando, com o Parque da Disney, Tampa é outra cidade em destaque neste estado. Aqui destacamos o incomparável Parque de Everglades, a única área subtropical da América do Norte. Crocodilos, aligatores e espécies raras de aves podem ser encontrados neste parque, com mais de 6000 km2 de área. Outro atrativo da Florida é a vista para o Cabo Canaveral, local de lançamento de foguetões.
De características bem diferentes reveste-se o Texas, conhecido por muitos como o estado dos cowboys. Contrastes marcam a paisagem do estado, onde se podem encontrar lagos, rios, florestas, mas também uma paisagem desértica e árida o Deserto de Trans Pecos. Austin, Houston e Dallas são as cidades mais importantes do Texas. Na região das Grandes Planícies encontramos os estados de North Dakota, South Dakota, Nebraska, Iowa, Kansas, Missouri e Oklahoma. Visitas obrigatórias nestes estados ao Monte Rushmore, em South Dakota, onde estão esculpidos os bustos de quatro presidentes do país, ou a cidade de Saint Louis com o seu Gateway Arch, no Missouri. Várias cordilheiras integram a região das Montanhas Rochosas, que têm no Monte Elbert o ponto mais elevado, com 4401 m. Idaho, Montana, Wyoming e Colorado são os estados onde os picos montanhosos dominam a paisagem. O Parque da Mesa Verde, com marcas da cultura Pueblo, no Colorado, o Parque do Glaciar Waterton, em Montana e o Parque de Yellowstone, o mais antigo do mundo e que detém geiseres, fontes termais, piscinas termais e uma enorme variedade de fauna e flora são locais de paragem obrigatória. Nevada, Utah, Arizona e Novo México formam o grupo dos estados do Sudoeste dos EUA. Em Nevada destaque para Las Vegas, a cidade do jogo, das luzes e dos casinos. No Utah, o destaque vai para Salt Lake City, com os seus bairros tradicionais, nas margens do grande Lago Salgado. Falar em Arizona é falar no mais famoso dos desfiladeiros, o Grande Canyon, uma das semifinalistas das 7 maravilhas naturais do mundo. O Novo México, está cheio de locais que valem uma visita, como as ruínas da cultura Chaco ou o Parque das Cavernas Carlsbad. Na costa Ocidental, um dos mais famosos estados, a Califórnia, palco dos parques de Redwood e de Yosemite, com vários desfiladeiros, cascatas, bosques, vales e lagos, que podem ser conhecidos a bordo do PCT - Pacific Crest Trail, que atravessa o parque. Um dos quatro estados por onde passa a fronteira terrestre com o México, (Tijuana), é a Califórnia, próxima da cidade de San Diego. São Francisco e Los Angeles, são as cidades em destaque no estado, conhecido pelas produções cinematográficas, pelo passeio da fama ou então pelas belas praias da costa do Pacífico. A Noroeste, mais dois estados: Oregon, que detém a cidade mais verde do país, Portland, e Washington, com represas, florestas e a bela cidade de Seatle. Neste estado destaque ainda para o Parque Olympic, classificado pela UNESCO, que deve o nome ao Monte Olympus.
Além dos estados continentais, o país integra mais dois: o Alasca e o Hawai. Grandes glaciares, lagos e cascatas pintam de branco a paisagem da a última fronteira, a Noroeste do país e que faz fronteira com o Canadá. O estado possui oito parques naturais, destacando-se o Parque Nacional de Wrangell-St. Elias. Habitat do urso cinzento e de renas, trata-se de uma paisagem única. Neste imenso estado realce para duas importantes cidades: Anchorage, a maior cidade do estado e Fairbanks, situada no interior, a Norte do Parque Nacional de Denali e a Sul do Círculo Polar Ártico. A linha de comboio da Alaska Railroad, liga sazonalmente diversas cidades do estado. O Hawai é completamente diferente. O arquipélago do Pacífico é caraterizado por belas praias de origem vulcânica, como Waikiki, Wailea ou Hapuna. Honolulu, a capital, é uma cidade moderna com uma mistura única de culturas e porta de entrada para as ilhas havaianas. Em Pearl Harbour, está a base militar atacada pelo Japão e que impulsionou os Estados Unidos a entrarem na II Grande Guerra. Famosos são também os vulcões, nomeadamente os de Mauna Loa e Kilauea, que conferem à paisagem uma marca única, com formações rochosas e rios de lava, que integram o Parque Nacional dos Vulcões. Também com o mesmo título, a maior área marinha protegida do mundo, Papahānaumokuākea. Na lista do Património da UNESCO consta, ainda, a Fortaleza e San Juan, em Porto Rico, também administrado pelos Estados Unidos. No Mar das Caraíbas, além de Porto Rico, os EUA dominam, também, as Ilhas Virgens. Já no Pacífico, mais três possessões americanas: Samoa Americana, na Polinésia, Guam, com uma base militar americana na Micronésia, e as Ilhas Marianas - entre outras tantas ilhas, também com uma beleza única.
Água, terra, ar e fogo. Todos os quatro elementos constituem um país, que é quase um continente, um país diverso em paisagens, em monumentos, em cidades, em gentes e culturas. São os Estados Unidos, com tesouros e características incríveis para todos os gostos.
Ver fotos - América