Curaçao é uma ilha das Antilhas Menores no Sul do Mar das Caraíbas, integrando o grupo das três ilhas conhecidas por ABC das Caraíbas, a aproximadamente 65 km ao Norte da costa da Venezuela. É um território constituinte e integrado no Reino dos Países Baixos, com os Países Baixos e as ilhas de Aruba e Sint Maarten. O nome da ilha - Curação, foi dado originalmente pelos navegadores portugueses que viram ali a cura de doentes atacados pelo escorbuto. As restantes três ilhas - Bonaire, Saba e Santo Eustáquio, do grupo das seis ilhas então denominadas (até 2010) por Antilhas Holandesas, integram os Municípios dos Países Baixos.
A maior ilha do arquipélago ABC tem como capital Willemstad, com o seu porto e arredores, uma cidade cheia de casas de cores garridas e cuja área histórica é considerada Património da UNESCO. Com muitas zonas características, nesta cidade são evidentes as marcas da cultura holandesa, espanhola e portuguesa, tais como o Prédio Penha, o Palácio do Governador, a Sinagoga e os diversos Fortes. Outra das atrações turísticas da ilha são as suas praias deslumbrantes de águas turquesa e de areia fina - Blue Bay, Santa Cruz, Cas Abao, Jeremi, Kalki, Porto Mari, apenas alguns exemplos. Estas zonas são muito procuradas pelos praticantes de mergulho. Aqui também se podem visitar as Landhuizen - antigas casas de campo que no passado acolheram colonos, armazéns e senzalas para escravos. A indústria turística, em particular o turismo de cruzeiros, desempenha um papel importante na economia de Curaçao, embora com menor peso do que outros países das Caraíbas.
Uma ilha tranquila e de rara beleza, coberta por uma infinidade de hotéis, praias de águas azuis e calmas, uma gastronomia exótica, e um interessante património histórico e cultural, são atributos suficientes para visitar este país. Há lugares que precisam ser vistos, não apenas imaginados. E Curaçao é uma ilha que precisa mesmo de ser visitada.
Ver fotos. - Outros Territórios