Consideradas um dos maiores centros de abastecimento de barcos de todas as Caraíbas e um popular destino tanto de navios de cruzeiro como de embarcações á vela, as Ilhas Virgens Britânicas são um território britânico ultramarino, localizado no Mar das Caraíbas, a Leste de Porto Rico. Estas pequenas ilhas foram descobertas por Cristóvão Colombo em 1493, e ocupadas pelos ingleses em 1672. Na mesma área geológica encontram-se as Ilhas Virgens Americanas.
O arquipélago é composto por cerca de 40 ilhas, das quais onze são habitadas. As maiores são Tortola, Virgin Gorda e Anegada. A maior e onde vive a quase totalidade da população do arquipélago é a Ilha Tortola, onde se situam a capital, Road Town, e o Parque Nacional Sage Mountain. A ilha é um pequeno paraíso de areias brancas, montanhas com vegetação exuberante, ruínas e destilarias de rum. Uma das praias mais encantadoras de Tortola, a Sugar Cane Bay, recebeu esse nome graças à plantação de cana-de-açúcar que existe atrás. Pode ser interessante uma visita à Callwood Rum Distillery, onde se encontra a estrutura original de uma destilaria de cana-de-açúcar onde se pode desfrutar de uma prova de rum. A caldeira original da destilaria ainda está operacional e o rum produzido é armazenado em barris antigos. A Velha Casa do Guarda continua intacta e foi transformada numa galeria de arte e numa loja de souvenirs. Cada baía destas ilhas oferece algo especial: ao longo de todo ano, é possível avistar os maiores iates de luxo a navegar nas águas ou ancorados nas baías das ilhas, sobretudo na encantadora e impressionante baía da ilha Virgin Gorda, onde se encontra The Bath, um labirinto de cavernas submersas. Já na tranquila ilha Jost Van Dyke, onde bares na água servem deliciosas bebidas à base de rum, o tempo passa devagar e tudo é bem saboreado. A bela Anegada, uma ilha de corais com as suas praias virgens, atrai também muitos visitantes.
Estas ilhas são conhecidas pelas suas animadas discotecas e pubs, cabines telefónicas vermelhas, casas de estilo colonial de varandas voltadas para o mar azul-turquesa, praias repletas de recifes e como destino para a prática de iatismo. Velejar, mergulhar, pescar e tomar banho de sol nas praias perfeitas é tudo o que se faz nas idílicas Ilhas Virgens Britânicas.