Santa Lúcia (1978) é mais um paraíso no Mar das Caraíbas. Próxima das ilhas de Martinica, São Vicente e Granadinas e Barbados, esta ilha de origem vulcânica está dividida em 11 distritos, sendo Castries a capital do Estado, uma metrópole em pequena escala.
O porto onde atracam diariamente vários navios de cruzeiro, os edifícios de traça colonial, a Praça de Colón ou a Catedral da Imaculada Conceição, são alguns pontos de visita obrigatória na capital do país que tem na natureza o maior dos seus tesouros. O Monte Gimie, o pico mais alto do território, e os dois picos vulcânicos no sudoeste do país, emoldurados por uma bela baía, são locais que merecem uma visita. Também os Pitons - Gros (770 m) e Petit (730 m), são duas imponentes e atraentes elevações, cobertas de vegetação. A área em que se inserem, uma vasta região de quase 3000 hectares, está sob proteção e é Património da UNESCO. Soufrière, onde estão estes picos vulcânicos e fontes de água borbulhante, é a região mais conhecida e mais rica do país. Entre as atividades que os turistas podem apreciar está a possibilidade de visitarem um vulcão à noite, o que proporciona uma experiência incrível. Próxima deste local encontra-se a Praia Jalouise, uma das mais famosas. Para além desta, existem outras belas estâncias balneares banhadas por águas turquesa ou esmeralda, recheadas de corais e espécies marinhas, algumas endémicas. Rodney Bay, com uma lagoa artificial e várias lojas, Islete Gros, uma zona animada por pescadores onde a música das Caraíbas se ouve dia e noite, Vieux Fort, com os belos edifícios coloniais, ou Rosseau, com mais uma linda baía e ponto de passagem dos navios de cruzeiro, são mais alguns pontos que se destacam no mapa desta ilha. A não perder ainda, Morne, onde se encontram vários vestígios da arquitetura nativa e colonial, nomeadamente o Forte Charlote. O Parque Nacional Pigeon Island, de uma beleza natural notável e as ruínas da estação naval do Admiral Rodney, são outros locais a visitar.
Numa viagem a Santa Lúcia, ilha que nos pode oferecer momentos únicos de relaxamento ou de pura aventura, como um jantar junto ao mar numa das idílicas praias, com sons das Caraíbas a emoldurar o cenário ou, simplesmente, passeios pelos picos montanhosos ou pelas fontes fumegantes de enxofre do vulcão.
Ver fotos - América