A Abecásia (País da Alma) é uma região do Cáucaso, uma república autónoma da Geórgia que se declara independente desde 1993. Palco de conflitos desde o desmembramento da União Soviética, em 1991, a região sofreu com a guerra civil que provocou uma limpeza étnica da população georgiana, entre 1992 e 1993. A independência da Abecásia é reconhecida apenas pela Rússia, pela Venezuela, pela Nicarágua e por Nauru.
Região montanhosa banhada pelo Mar Negro, a Abecásia tem como capital Sukhumi. A cidade tem como pontos de atração turística o Jardim Botânico, a Ponte Besleti sobre o Rio Basla, as Ruínas Romanas, o Castelo de Bagrat, o Muro Kelasuri e o Mosteiro Kamani. Pitsunda é outra cidade importante da região e um dos destinos turísticos de eleição. Considerada uma cidade-resort, Pitsunda tem como pontos de interesse o Lago Inkit, o Templo de Pitsunda, a Escultura dos Mergulhadores, o Bosque, o Farol e a Escultura de Medeia, além das ruínas de vários templos do século IV com deslumbrantes mosaicos. Gagra também consta da lista de locais de paragem obrigatória. As ruínas da Fortaleza de Abaata, a Igreja de Proteção da Virgem, a Torre Marlinsky, o Palácio do Oldembrugo, o Lago Rica, as quedas de água dos namorados e de Gegskiy são alguns dos locais mais visitados pelos turistas nesta cidade. Nova Athos, com o magnífico mosteiro de cúpulas douradas à beira mar, a Fortaleza do Monte Iverian, o Museu da Guerra, a Igreja de São Simão e a famosa Caverna apelidada de poço sem fundo, com 1 000 000 m2, são locais imperdíveis numa visita à Abecásia. As Datchas (casas de campo) de Estaline, as Termas de Kyndyg, o Lago Ritsa (considerado um dos lagos de montanha mais bonitos do globo) e a segunda caverna mais profunda do mundo, Krubera-Voronya são ainda parte do cartão postal desta região.
Com as paisagens montanhosas do Cáucaso, uma faixa costeira com belas praias e um património histórico vasto e muito rico, a Abecásia conta com uma diversidade paisagística invejável, que tem ditado um franco desenvolvimento da atividade turística. Apesar de alguns progressos, a população desta região sofre ainda os efeitos da guerra e de uma luta pela independência ainda não completamente concretizada.
Ver fotos - Outros Territórios