É um dos destinos prediletos dos amantes da praia. A República Dominicana ocupa a maior parte da Ilha de São Domingos, que alberga também o Haiti, foi a porta de entrada dos Europeus no continente americano. Ao contrário do país vizinho, a República Dominicana vive essencialmente da atividade turística, fruto das praias paradisíacas, resorts de luxo e dos restaurantes que detém.
É quase impossível enumerar todas as praias da vasta costa do país, banhado a Norte pelo Atlântico e a Sul e Este pelo Mar das Caraíbas. De entre as várias e muito apreciadas praias preparadas para o turismo de massas, destaca-se uma das mais cobiçadas, Punta Cana. Os mais aventureiros podem experimentar o mergulho e contemplar lagos subterrâneos, recifes de coral e galeões naufragados. O rafting, a canoagem e as caminhadas também são atividades que podem ser praticadas no interior do país, onde abundam cascatas, rios e lagos, sendo o Lago Enriquillo o mais conhecido. O Pico Duarte, ponto mais alto do país, é também uma atração turística. Várias ilhotas podem também ser percorridas pelos visitantes. Também existem 14 Parques Nacionais onde se pode conhecer e apreciar a riqueza da fauna e da flora deste país das Caraíbas. Foi neste local que atracou Cristóvão Colombo na primeira incursão à América, daí que as marcas do navegador sejam muitas no país. A cidade colonial de Santo Domingo, Património da UNESCO, é cenário de algumas. Foi a primeira cidade com marcas europeias a ser construída em solo americano. Nela nasceu a primeira catedral, o primeiro hospital ou a primeira universidade. Santo Domingo está claramente dividida em duas partes distintas: a zona colonial, que tem como atrativos a Catedral de Nossa Senhora da Encarnação, a Porta do Conde, o Alcácer de Colombo, o Mosteiro de São Francisco, a Capela dos Remédios, o Parque Colombo, o Convento de Santo Ignacio de Loyola ou a Fortaleza. Na zona mais moderna, destacam-se edifícios mais recentes, museus e mercados bem animados. Nos arredores da capital, dois locais a destacar: La Caleta, local onde se encontram os restos mortais de antepassados indígenas, e a Gruta dos Três Olhos, uma gruta onde existem três lagos principais de águas transparentes. Já no interior, no Vale de Cibao, localiza-se a segunda maior cidade da República, Santiago dos Cavaleiros. A Catedral, as muitas igrejas, o Parque Duarte ou o Museu do Tabaco são apenas alguns dos atrativos desta cidade.
Este país possui um valioso património natural e cultural. Desde a Costa Âmbar, onde fica Porto Plata, até ao Parque de Jaraguá, já perto da fronteira a Sul com o Haiti, não há zona que não valha uma paragem. O azul das águas mistura-se com o verde da vegetação, num cenário idílico, completado, pela riqueza histórica, pelos ritmos quentes e pelos sorrisos abertos das gentes que habitam a ilha.
Ver fotos - América