Dominica

Roseau

Ilha da Natureza, Dominica (1978) é um lugar ideal para observar e desfrutar o que de melhor a Natureza tem para oferecer. Percorrer trilhos, praticar desportos radicais, mergulhar ou ver baleias e cachalotes são algumas das atividades possíveis nesta ilha das Caraíbas, membro da Commonwealth, localizada entre os territórios  franceses de Guadalupe e Martinica.

Com montanhas escarpadas no centro e praias com falésias no litoral, a ilha tem o seu esplendor máximo no Parque Nacional Morne de Trois Pitons, Património da UNESCO. O vulcão elevado a 1342 m de altitude é o protagonista do parque, que alberga declives abruptos, o Boiling Lake, o segundo maior lago de água quente do mundo, o Vale da Desolação, a Piscina Esmeralda e ainda mais cinco vulcões. Vários trilhos vão de encontro a estes locais de uma beleza natural indescritível e onde se pode observar a Natureza e aproveitá-la ao máximo. Outro local ideal para os amantes da Natureza é a Baía de Soufriere, no Sudoeste da ilha. É nela que se encontram os tradicionais barcos que nos podem levar a ver baleias ou a partir para um mergulho nas cavernas submersas de que a ilha está rodeada. Champagne é um dos locais mais apreciados pelos mergulhadores, pelas águas fervilhantes que apresenta. Já no meio da ilha, destaque para os rios, onde o rafting é uma das atividades mais apreciadas ou onde se pode simplesmente mergulhar nas muitas cascatas, sendo as de Trafalgar as mais conhecidas. Roseau é a capital da Ilha da Ilha da Natureza e localiza-se na paróquia de St. George. Com 16 000 habitantes, pode ser admirada do cimo de Morne Bruce, com os seus 13 bairros, um porto, onde navios de cruzeiro atracam com frequência, e vários monumentos que valem uma visita, nomeadamente a Igreja Anglicana, a Catedral Católica, situada numa colina vulcânica, os Jardins Botânicos, o Victorial Memorial Museum e o Fort Young Hotel, uma fortaleza outrora construída para defesa e que está, agora, transformada num hotel. A segunda cidade da Ilha é Portsmouth, no Noroeste da ilha. Florestas tropicais, pântanos e corais pintam esta cidade, também apreciada pelos turistas. Marigot, Berekua e Mahault são outras cidades a conhecer. Povoada sobretudo por descendentes de escravos, a ilha é ainda casa de índios das Caraíbas. Estão concentrados no Território de Kalinago e vale a pena conhecer a forma como vivem, as danças que executam, os rituais que ainda mantêm. 

Nesta Ilha onde a Natureza é um imenso tesouro a descobrir, imperdível é um dos eventos mais importantes do país, o Festival Internacional de Música Crioula, realizado em Outubro. O festival traz música e nova vida, não só a quem a habita, mas também a quem a visita.

Ver fotos - América

Bandeira Dominica
  • Dominica (DMA)
  • Capital: Roseau
  • Região: Americas (Caribbean)
  • Fuso Horário: -04:00
  • Denominação: Dominican
  • Area: 751 km2
  • População: 71 293
  • Lingua: English
  • Moeda: East Caribbean dollar
  • Internet: .dm
  • Telefone: +1767

Galerias