Vanuatu (1980) é um país da Melanésia, no Sul do Oceano Pacífico, formado por 83 pequenas ilhas, sendo que duas (Matthew e Hunter) são reclamadas pela Nova Caledónia. Com uma área de mais de 12 000 km2, as ilhas caraterizam-se pelo litoral rochoso com recifes que caem abruptamente sobre o Oceano.
Port Vila é a capital de Vanuatu e a maior cidade. Na Ilha de Éfaté, Port Vila é o centro económico e comercial do país, integrando um dos Campus da Universidade do Pacífico Sul, copropriedade de 12 países desta região. Com 45 000 habitantes, a cidade é um paraíso fiscal e nela situam-se as poucas indústrias existentes, que transformam os produtos resultantes da agricultura e da pesca. Apesar do incremento do turismo, o país continua bastante dependente da ajuda externa. Na capital merece visita a famosa baía, rodeada de luxuosas casas e árvores tropicais, o pitoresco bairro francês, o Parque da Independência, o Centro Cultural e Ensaar, com as Galerias de Arte de Fundação Michoutouchkine & Pilioko. As melhores vistas da cidade podem ser conseguidas na colina de Nambatu e desde a Ilha de Iririki, uma luxuosa estância de férias. Vanuatu tem na biodiversidade, nas belas paisagens e nas culturas nativas as suas maiores riquezas. Algumas ilhas são especialmente demonstrativas desta diversidade. Na Ilha Ifira encontram-se belas praias, uma cultura cativante, Pango Point, onde se pode praticar surfe, a Lagoa de Erakor e as Cascatas de Mele-Maat com as suas piscinas naturais. Na Ilha de Espiritu Santo, destaque para as praias paradisíacas e para o ponto mais alto do país, o Monte Tabwemasana, com 1877 m. Realce ainda para as plantações nas ilhas Mao e Aore, as praias e corais de Tutuba, as fontes termais de Pentecost, a barreira de coral da Ilha Anatom e o recife Black Sand, na Baía Mele, com cavernas, tuneis e lagos subterrâneos. Destaque ainda para o vulcão Yasur, na Ilha Tanna. Os vulcões são, aliás, um dos atrativos e, simultaneamente, uma das maiores preocupações dos habitantes de Vanuatu, pois a atividade vulcânica é intensa.
Esta vulnerabilidade a desastres naturais, aliada à escassez de recursos e água doce, são os maiores desafios colocados a este país, que se procura abrir ao turismo. Vanuatu integra já a lista do Património da UNESCO, com um local classificado - Os Domínios do Chefe Roi Mata, um conjunto de três sítios nas ilhas Efaté, Lelepa e Eretoka, associados à vida e morte deste antigo governante da Melanésia, demonstrativos das tradições e valores morais que defendia e que, ainda hoje, se podem apreciar numa visita a esta país do Pacífico.
Ver fotos - Oceânia