Tonga é um país da Oceânia, integrante da Polinésia e formado pela união de 177 ilhas (36 habitadas) também conhecidas como Ilhas Amigáveis. Este pequeno país no Oceano Pacífico, com apenas 747 km2, Tonga (1970), é um reino com mais de 100 000 habitantes, divididos em três grupos de ilhas: Vava’u (a Norte), Ha’apai (no Centro) e Tongatapu (a Sul). Parte das ilhas são de origem vulcânica, marcadas por um relevo montanhoso, mas outra parte é de origem coralina e, por isso, planas e com belas praias de areias douradas.
Nuku’alofa é a capital do país e o principal centro urbano. Situa-se na maior das ilhas, a de Tongatapu. O Palácio Real, o Cais Yuna Wharf, os Túmulos Reais, o Mercado Flea, o Parque Pangai e o Jardim Tropical de Fa’onelua são alguns dos atrativos da capital, constituída por três pitorescas vilas. Ainda em Tongatapu, merecem uma visita os vestígios arqueológicos, a Igreja Antiga de Mu’a, o Monumento Há’amongaja Maui Trilithon e as belas praias da Reserva de Muilopohoponga (na parte Oriental da ilha) e as bonitas praias e as formações rochosas Houma Blowholes (na zona mais Ocidental). A Sul da maior das ilhas, encontramos mais um local de paragem: a Ilha Eva, com bosques e colinas de rara beleza e uma encantadora praia, Há’aluma. Anukula, um lugar misterioso, onde se diz que existe um lugar entre rochedos de onde se vê toda a Tonga, as Grutas Shower e o Monumento Matalanja’a Maui são locais imperdíveis. No centro deste arquipélago, onde as plantações de banana, baunilha, cacau e gengibre movem a economia, encontra-se o grupo Há’apai. Lagoas, praias de coqueiros, vulcões, pequenos povoados são os pontos mais marcantes do grupo. Vava’u conta com um dos melhores portos do Pacífico, o Porto Refúgio - Puatalefusi, e outra importante plantação de baunilha, que fazem desta ilha uma das mais calmas e atrativas. Embora pequeno, o país tem uma enorme Zona Económica Exclusiva, com 700 000 km2, arrecadando bastantes divisas da exploração. O atum e a lagosta são os produtos mais relevantes na atividade pesqueira. Obrigatório, ainda, visitar o lugar sagrado de Neiafu, as praias de Makeve, a de Toula e os jardins de coral das ilhas de Pangai, Utangake, Mala, Ofu, Nuapapu e Kapa.
Com uma atividade turística crescente (são cerca de 50 000 as pessoas que visitam o país anualmente), ainda é possível explorar zonas pouco transformadas pelo Homem. A pesca desportiva, o mergulho, o surfe, o campismo e as caminhadas pelos muitos trilhos existentes nas ilhas são, por isso, as atividades prediletas dos que partem à descoberta deste país ao qual os seus habitantes chamam de jardim.
Ver fotos - Oceânia