É a nação mais populosa das Caraíbas e um dos poucos países do mundo que se mantém num regime socialista. Cuba é composta pela ilha principal (a maior das Caraíbas), a Baía de Guantánamo (tomada pelos Estados Unidos desde 1903) e a Ilha da Juventude, a segunda maior do país, um verdadeiro paraíso para os praticantes de mergulho, com corais, cavernas e naufrágios, para além das suas fantásticas e atraentes praias.
Com 7000 km de costa, Cuba é um destino que cativa sobretudo pelas praias deslumbrantes. Varadero, a poucos mais de 140 km de Havana, a capital, é o destino mais visitado. São quilómetros de areias brancas, mar turquesa, ideal para nadar ou mergulhar. Além das praias, possui lagoas interiores, grutas, enseadas e uma vida noturna animada. Entre Varadero e Havana há também praias imperdíveis. Das praias para a principal cidade do país, a capital cubana enche-se de cor, ritmo e história. Para viver Havana como ela merece há que ir a uma mão-cheia de bares e clubes – picar o ponto no Callejón de Hamel, na Casa de la Música e nos milhentos bares e night clubs, entre eles, o famoso Tropicana, e dançar a Salsa ou cantar o Son como se o mundo fosse acabar amanhã. Em termos arquitetónicos, a cidade é uma mistura de estilos: barroco, colonial, art déco e modernismo. A antiga Havana é Património da UNESCO e oferece monumentos da época colonial. O Capitólio, a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, Castillo del Morro, o Cemitério de Cólon, a Ilha de Coco, a Catedral Ortodoxa, a Fonte Luminosa, a Plaza Vieja, o Palácio da Revolução, o Museu de Belas Artes e as ruas do bairro El Vedado são algumas atrações turísticas da cidade das colunas.
Na ponta Oriental do país encontra-se a segunda maior cidade, Santiago de Cuba, uma cidade cheia de ritmo, onde o Carnaval é o auge da alegria do povo que a habita. Calle Heredia é a rua mais animada da cidade, berço de músicos famosos internacionalmente e de vários géneros de música cubana como o Son, o mais genuíno – uma miscigenação de ritmos espanhóis e africanos que resulta numa sonoridade única. O Museu da Pirataria, as praias da faixa costeira, bem como o Castelo de San Pedro de la Roca, um exemplo perfeito da arquitetura militar espanhola, são locais a visitar. Camagüey, bem no centro de Cuba, é mais uma cidade em destaque. O centro histórico, com ruas serpenteadas, becos estreitos e edifícios em que se misturam vários estilos arquitetónicos fazem desta cidade mais um local eleito pela UNESCO. Outro local classificado é o Centro Histórico de Cienfuegos, no Sudeste do país. Fundado por franceses, esta cidade tem belos monumentos. Não muito longe de Cienfuegos encontra-se Trinidad, local também distinguido pela UNESCO. O Vale dos Ingenios, com as antigas estruturas da produção de açúcar, são a mais-valia desta região. Se aqui o açúcar marca a paisagem, a Sudeste são as paisagens de plantação do café que se evidenciam. Na região de Pinar del Río, estão localizadas as grandes plantações de tabaco e é daqui que saem os famosos charutos chamados de Havanos. Também aqui se localiza o Vale Viñales, na Sierra de los Organos, com plantas endémicas, cavernas enormes e ótimas condições para caminhadas e escalada tornam este sítio encantador. O local é também Património Mundial. Marcas da riqueza da fauna e flora de Cuba são também os Parques Naturais de Humboldt, e o de Desembarco del Granma.
Verdadeiro caldeirão de culturas, Cuba é um país encantador, com história, com marcas do socialismo que a ainda se vive no país, com os característicos "Yank tank" a percorrer as ruas, com praias maravilhosas e com uma mistura de cores, ritmos, música e paisagens, que cativam quem visita esta famosa Ilha.
Ver fotos - América