Perdidas no meio do Oceano Pacífico, as Ilhas Fiji (1970) são um destino de excelência para quem procura belas praias de areia dourada, banhada por águas azul turquesa e boas condições para a prática de desportos náuticos. Composto por 322 ilhas, das quais um terço apenas é habitado, o arquipélago integra o meridiano oposto ao de Greenwich, sendo que se pode dizer que é nas Fiji que nasce cada novo dia.
Este arquipélago é constituído por duas ilhas principais, que concentram 750 000 habitantes: Viti Levu e Vanua Levu. É na primeira que se situa a capital do país, Suva. Centro comercial e administrativo das Fiji, esta é a mais antiga e mais povoada cidade do arquipélago, tendo vários pontos de interesse turístico, como o Jardim Botânico, o Museu de Fiji, o Mercado, as inúmeras mesquitas, igrejas (nomeadamente a Catedral Católica Romana) e centros culturais. Nadi, um importante centro religioso hindu, Lautoka, segundo porto de entrada no país e conhecida como cidade açúcar, (o açúcar, é o produto mais exportado das Fiji), são mais dois pontos de paragem obrigatória para quem quer mergulhar na história e na mistura étnica e cultural do país. A segunda maior ilha, Vanua Levu, é menos desenvolvida e não tem grande extensão de praia. Labasa é a maior cidade da ilha e tem uma interessante arquitetura e belas fontes termais. É um bom ponto de partida para conhecer os costumes dos diferentes povos. Existem dezenas de opções em grande parte das ilhas, rodeadas de barreiras de coral, verdadeiras ilhas resort, onde o luxo impera. As Ilhas Mamanucas, por exemplo, são das prediletas para quem quer praticar desportos náuticos ou desfrutar simplesmente do mar cristalino. Kadavu, Taveuni ou Vatulele são também excelentes destinos. O mesmo acontece com Nanuya Levu, onde foi rodado o filme Lagoa Azul. Destaque ainda para o porto histórico de Levuka, em Ovalau, antiga capital e com marcas claras da colonização. O Museu da Cidade, a Igreja do Sagrado Coração, os antigos armazéns e os edifícios em que se misturam a arquitetura colonial e a indígena fazem deste porto, considerado Património da UNESCO.
Mais que praias, as Fiji concentram em si uma enorme riqueza étnica e até paisagística. Restos de vulcões, os lagos e a vegetação exuberante também pintam este que é o cenário mais conhecido na Melanésia e aquele que acolhe os mais felizes habitantes.
Ver fotos - Oceânia