Pirâmides, faraós, sarcófagos, delta do Nilo, são apenas algumas das ideias que nos surgem no pensamento quando se pensa no Egito, país independente desde 1922 e um dos mais populosos do continente africano. Berço de uma das civilizações mais antigas e estudadas de sempre, integra a Península do Sinai, na Ásia, sendo por isso uma nação transcontinental.
Cairo é a capital do país e uma das cidades mais visitadas. A fusão entre os modernos edifícios e a parte antiga da cidade convivem em harmonia - as mesquitas, os templos, madraças e outros monumentos representativos do grande império, são Património da UNESCO. Duas cidades imperdíveis são Alexandria e Luxor. O Templo de Carnaque, com santuários e templos que retratam 2000 anos de evolução, e o Vale dos Reis, onde se encontram diversos sarcófagos de nobres e faraós, entre os quais o de Tutankhamon, são as atrações principais nas proximidade de Luxor. Abu Mena, uma antiga cidade construída sobre o túmulo do mártir Menas, de Alexandria, é outra visita a não perder. É em torno do Rio Nilo, determinante na evolução da civilização antiga, que se localizam as principais cidades, mas também onde se podem admirar os vestígios da riquíssima História do país. Menphis e a sua Necrópole, com as mastabas, túmulos, templos e pirâmides que se estendem entre Gizé e Dashur, é considerado um imenso património e uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Neste conjunto, na margem esquerda do grande rio, encontram-se as três mais famosas Pirâmides do Egito (Gizé), e a Grande Esfinge, a estátua com corpo de leão e cabeça humana. A Cidade de Assuão, o Templo de Abu Simbel e o Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, no Monte de Sinai, são outros pontos de interesse a não perder numa visita à História deste país.
Da aridez do deserto ou da imponência dos antigos templos com imagens claras da mitologia, podemos passar para a riqueza natural do Vale das Baleias e do Parque Ras Mohammed, uma reserva marinha na ponta do triângulo do Sinai, perto da estância balnear de Sharm el-Sheikh. O vasto e diverso parque integra planícies arenosas e montanhas calcárias, banhadas pelas águas cristalinas do Mar Vermelho, ideais para a prática do mergulho. Visitar os oásis de Dakhla e Kharga, os desertos Branco e do Sinai, e fazer uma descida pelo Rio Nilo, é algo que certamente valerá a pena. Para quem preferir a praia, ficam as sugestões de Hurguada, El Arish, Port Said ou El Alamein. É vasta a lista de locais ricos em História no Egito. À partida ficará certamente a certeza de que ainda ficou muito por ver num país onde, ainda hoje, se procuram desvendar muitos dos mistérios que os faraós quiseram manter no segredo dos Deuses.
Ver fotos - África