Filipinas

Manila

São 7107 ilhas que compõem o Arquipélago das Filipinas , um território vasto que tem, a Norte, o Estreito de Luzon, a Sul, o Mar de Celebes e o de Sulu, a Leste, o Mar das Filipinas e a Oeste, o da China Meridional. Independente desde 1946, o país está dividido em três grupos de ilhas principais: a de Luzon (no Norte), a de Visayas (no Centro) e a de Mindanao (no Sul)  Palawan , no Mar da China, é também uma ilha de destaque , sobretudo pela beleza natural que incorpora.

Na maior das ilhas Filipinas, encontra-se a capital do país, Manila , que é também a maior cidade portuária. A cidade tem duas partes bem distintas, uma com marcas do período colonial, e outra com edifícios mais modernos. Intramuros , a cidade muralhada, tem como principais atrações o Forte de Santiago, a Catedral, a Igreja de Santo Agostinho e o Museu Casa Manila. Já na parte mais moderna, conhecida como Makati , encontra-se o Parque Rizal, o Coconut Palace, o Palácio de Congressos ou o famoso bairro de Quiapo. A Baía de Manila, com vista para outras pequenas ilhas, é um dos atrativos principais da cidade. Na cidade mais populosa, Quezon , estão localizados os principais órgãos governamentais. Situada no Planalto de Guadalupe, uma cidade com imensas universidades e centros de investigação, inovações construídas em diferentes estilos arquitetônicos e ainda dois parques importantes, o Eco Parque e o Memorial Circle. 

Perto das duas principais cidades do país, alguns locais em destaque, como Ángeles, onde está o Monte Pinatubo , com um entusiasmo ativo, Corregido, com várias relíquias da II Guerra Mundial ou, Laguna famosa pelas praias calmas. Ainda na Ilha de Luzon, há que destacam três locais Património da UNESCO : as   roupas barrocas , as marcas claras da presença espanhola, a cidade histórica de Vigan  um exemplo perfeito do colonialismo espanhol, e os terraços de arroz de Banaue , considerados por muitos como uma das mais bonitas paisagens do mundo. As povoações pesqueiras, como Cem Ilhas, a cidade de Laoang, a de Bulacan, famosa pela culinária, a de Rizal, considerada a cidade dos artistas , Batangas, paraíso para os amantes do mergulho e Albay, com o Vulcão Mayon. No Centro, o ambiente é paradisíaco. Cebu  é a cidade mais antiga e considerada a rainha do sul . A Basílica Menor de Santo Ninho e a Cruz de Magalhães são as atrações principais da cidade. Mactám, Badian, Bantayam, a Ilha dos Negros, as Colinas de Chocolate, e Iloilo, o centro cultural da região, são os locais mais famosos do Centro das Filipinas. Mindanao, a segunda maior das ilhas, é a que se localiza mais a Sul, e é palco do ponto mais alto do país, o Monte Apo , com 2954 m. Davao é a cidade mais importante da ilha e também a mais extensa, abancando 240 ha. Os museus, os templos taoístas e budistas e os muitos jardins são cartões-de-visita da cidade. Não muito afastada mais uma cidade importante, Zamboanga. O Rio Subterrâneo de Puerto Princesa , com uma paisagem natural deslumbrante e uma biodiversidade única, bem como o Parque Natural de Tubbataha , com centenas de espécies de corais, peixes e aves, são as riquezas maiores da ilha Palawan e estão duas situações pela UNESCO como Património mundial. Considerada por muitos a meca  do mergulho , as várias ilhas das Filipinas abrigam outros locais de grande beleza, atrativos de excelência para os amantes desta atividade: as ilhas de Malapascua e Kalanggaman, no Norte de Cebu, Puerto Galera na Ilha de Mindoro a 130 km de Manila, são alguns dos locais de mergulho mais exclusivos. A Ilha de Balicasag, perto de Bohol , é um ótimo local para o encontro de tartarugas marinhas ou os belos corais negros, um verdadeiro santuário marinho. A Ilha de Coron em Palawan é outro dos muitos paraísos para a prática de mergulho nas Filipinas.

Com uma população simpática e hospitaleira, as Filipinas têm reunidos os ingredientes para uma visita obrigatória: boa gente, boa comida, praias costeiras, belos monumentos e uma beleza natural ímpar. Não foram marcas de pobreza, pois Filipinas poderiam ser uma pérola autêntica do Sudeste Asiático , perdida no oceano.

Ver fotos - Ásia

Bandeira Filipinas
  • Filipinas (PHL)
  • Capital: Manila
  • Região: Asia (South-Eastern Asia)
  • Fuso Horário: +08:00
  • Denominação: Filipino
  • Area: 342 353 km2
  • População: 103 279 800
  • Lingua: English
  • Moeda: Philippine peso
  • Internet: .ph
  • Telefone: +63

Galerias

Vídeos